O EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DOCES DO REI EM ILHÉUS-BAHIA.

Autores

  • Raimunda Souza Faculdade de Ilhéus
  • Pablo Roberto de Assis Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11784

Resumo

: O empreendedorismo, especialmente no contexto brasileiro, está ganhando cada vez mais relevância devido a uma variedade de fatores, que incluem a busca por oportunidades, incentivos para esse tipo de atividade e a necessidade de geração de recursos, especialmente em nações em desenvolvimento enfrentando crises econômicas, onde as altas taxas de desemprego levam as pessoas a optar, muitas vezes de forma informal, por iniciar seus próprios empreendimentos como uma forma de sustento. Para entendermos melhor esse crescimento e opção pela atividade, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa, utilizando-se da história oral, buscando através dos relatos da empreendedora Tatiane Rodrigues compreender sua trajetória no mercado e atingir os objetivos da pesquisa. Para alcançá-los, foi fundamental recorrer sua teoria para avaliar o panorama do empreendedorismo no Brasil e também buscar dados relevantes do empreendedorismo feminino a fim de analisar o crescimento desse mercado. Isso permitiu uma visão mais completa e embasada sobre a dinâmica empreendedora, possibilitando o alcance dos objetivos propostos pela pesquisa. Os resultados permitiram uma comparação com estudos anteriores, apontando que muitas características inerentes à mulher são levadas para sua gestão nas empresas, além da sua capacidade de exercer múltiplos papéis, buscando encontrar o equilíbrio entre família e negócios.

Biografia do Autor

Raimunda Souza, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Pablo Roberto de Assis, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Souza, R., & Assis, P. R. de. (2023). O EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DOCES DO REI EM ILHÉUS-BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2699–2711. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11784