POLÍTICAS PÚBLICAS E A PESSOA IDOSA: CONQUISTAS REAIS OU EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS?

Autores

  • Jeanne Fonseca Leonardo FAVENI
  • Virna Lisi Mozer Silva Pereira UNI REDENTOR
  • Valtair Afonso Miranda UENF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11651

Palavras-chave:

Política governamental. Idoso. Direitos.

Resumo

Neste estudo, investigou-se o papel das políticas públicas no Brasil voltadas para a crescente população idosa, um fenômeno global que apresenta múltiplos desafios em áreas como saúde, economia e integração social. Utilizando-se de uma metodologia bibliográfica, baseada na análise de literaturas existentes conforme Marconi e Lakatos (2003), buscou-se discernir as conquistas tangíveis destas políticas e identificar desafios ainda existentes. Os resultados permitem concluir que, apesar do progresso observado nas políticas públicas direcionadas à população idosa, a transição do Brasil de uma abordagem essencialmente assistencialista para uma que valoriza e defende de forma robusta os direitos humanos dos idosos continua a se deparar com desafios significativos na prática. Há neste cenário um papel relevante e crucial das políticas públicas, sublinhando a imperatividade de sua implementação eficaz, monitoramento rigoroso e flexibilidade para adaptação diante das mudanças e demandas. A integração de diferentes setores governamentais, aliada à participação proativa da população idosa nas decisões e formulações destas políticas, emerge como elemento central para garantir que o processo de envelhecimento no país ocorra de forma digna, respeitosa e verdadeiramente inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanne Fonseca Leonardo, FAVENI

Pedagoga. FAVENI. 

Virna Lisi Mozer Silva Pereira, UNI REDENTOR

Psicóloga, UNI REDENTOR.  

Valtair Afonso Miranda, UENF

Pós-doutorado UENF. 

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Leonardo, J. F., Pereira, V. L. M. S., & Miranda, V. A. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS E A PESSOA IDOSA: CONQUISTAS REAIS OU EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 601–611. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11651