POLÍTICAS PÚBLICAS E A PESSOA IDOSA: CONQUISTAS REAIS OU EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS?

Autores

  • Jeanne Fonseca Leonardo FAVENI
  • Virna Lisi Mozer Silva Pereira UNI REDENTOR
  • Valtair Afonso Miranda UENF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11651

Palavras-chave:

Política governamental. Idoso. Direitos.

Resumo

Neste estudo, investigou-se o papel das políticas públicas no Brasil voltadas para a crescente população idosa, um fenômeno global que apresenta múltiplos desafios em áreas como saúde, economia e integração social. Utilizando-se de uma metodologia bibliográfica, baseada na análise de literaturas existentes conforme Marconi e Lakatos (2003), buscou-se discernir as conquistas tangíveis destas políticas e identificar desafios ainda existentes. Os resultados permitem concluir que, apesar do progresso observado nas políticas públicas direcionadas à população idosa, a transição do Brasil de uma abordagem essencialmente assistencialista para uma que valoriza e defende de forma robusta os direitos humanos dos idosos continua a se deparar com desafios significativos na prática. Há neste cenário um papel relevante e crucial das políticas públicas, sublinhando a imperatividade de sua implementação eficaz, monitoramento rigoroso e flexibilidade para adaptação diante das mudanças e demandas. A integração de diferentes setores governamentais, aliada à participação proativa da população idosa nas decisões e formulações destas políticas, emerge como elemento central para garantir que o processo de envelhecimento no país ocorra de forma digna, respeitosa e verdadeiramente inclusiva.

Biografia do Autor

Jeanne Fonseca Leonardo, FAVENI

Pedagoga. FAVENI. 

Virna Lisi Mozer Silva Pereira, UNI REDENTOR

Psicóloga, UNI REDENTOR.  

Valtair Afonso Miranda, UENF

Pós-doutorado UENF. 

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Leonardo, J. F., Pereira, V. L. M. S., & Miranda, V. A. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS E A PESSOA IDOSA: CONQUISTAS REAIS OU EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 601–611. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11651