RISCO DE DISTÚRBIOS HIDROELETROLÍTICOS EM USO DE DIURÉTICOS NA BUSCA POR EMAGRECIMENTO: UM ALERTA PARA A ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11378

Palavras-chave:

Furosemida. Hiponatremia. Hipocalemia. Perda de peso. Automedicação.

Resumo

Diuréticos são fármacos utilizados clinicamente para controle da pressão arterial através da excreção renal de eletrólitos e água, devido a esse mecanismo de ação são comumente empregados de forma errônea na busca pela perda de peso, em especial a furosemida. Esse estudo tem como finalidade expor os principais riscos causados pela automedicação com essa classe medicamentosa em mulheres com quadros de sobrepeso ou obesidade na tentativa de emagrecimento, como distúrbios hidroeletrolíticos, além de salientar a importância dos profissionais da saúde no acompanhamento desse paciente, em especial, farmacêuticos. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, conduzida nas bases do Google Acadêmico e BVS. Infere-se que diuréticos além de não reduzir gordura corporal, ainda acarreta diversos danos à saúde.

Biografia do Autor

Maria Luiza de Sousa Dimarães Pereira, Centro Universitário LS

Acadêmica de farmácia, Centro Universitário LS, Orcid: https://orcid.org/0009-0003-0462-9295.

Shellen Janyellen Pereira da Silva, Centro Universitário LS

Acadêmica de farmácia, Centro Universitário LS, Orcid: https://orcid.org/0009-0000-0711-1692. 

Tauayne Messias da Cunha, Centro Universitário LS

Acadêmica de farmácia, Centro Universitário LS, Orcid: https://orcid.org/0009-0006-3045-7126.

Paulo Henrique Gonçalves Rabello, Universidade Católica de Brasília

Especialista em farmácia clínica e hospitalar, Universidade Católica de Brasília, Orcid: https://orcid.org/0009-0006-9759-538X. 

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

Pereira, M. L. de S. D., Silva, S. J. P. da, Cunha, T. M. da, & Rabello, P. H. G. (2023). RISCO DE DISTÚRBIOS HIDROELETROLÍTICOS EM USO DE DIURÉTICOS NA BUSCA POR EMAGRECIMENTO: UM ALERTA PARA A ATENÇÃO FARMACÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2687–2696. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11378