DIREITOS HUMANOS E JORNALISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ‘A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS’ DE JOÃO DO RIO

Autores

  • Joel da Silva Fonseca Junior Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Fernando Rocha Farias Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Fabrício Pereira Magalhães Faculdade Anhanguera de Pelotas
  • Bruno Arruda Torres Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Daniel de Moraes Oliveira Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Fluvio Bubolz Faculdade Anhanguera de Pelotas

Palavras-chave:

Jornalismo. Jornalismo Literário. João do Rio. Estrela de Sete Pontas

Resumo

O seguinte trabalho terá como assunto principal o Jornalismo Literário. Será uma pesquisa exploratória, que terá como objeto de estudo reportagens produzidas por João do Rio, em sua obra ‘A Alma Encantadora das Ruas’. A proposta central será analisar três textos do livro, sob a perspectiva da ‘Estrela de Sete Pontas’. A ‘Estrela’ foi desenvolvida pelo autor Felipe Pena (2008), e tem por objetivo identificar elementos imprescindíveis presentes nas narrativas jornalístico-literárias.

O objetivo aqui não é verificar se o trabalho realizado por João do Rio se enquadra nas definições de Jornalismo Literário, pois isto já é sabido. O propósito é explorar os textos do autor, analisando as especificidades das narrativas através da ‘Estrela’, e dessa forma, concomitantemente, experimentar as categorias de Pena (2008), para verificar sua validade teórica e, assim, as propor com técnica de análise.

Para tanto, o trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro abordará o jornalismo de forma abrangente, elencando tópicos como: a definição e a função da atividade na sociedade, a história e as diferentes narrativas. Nesse capítulo os principais autores que serão utilizados são: Bahia (1990), Marcondes Filho (2001), Pena (2013), Sousa (2008), Traquina (2012).

Para compreender melhor sobre o tema central deste trabalho, e baseado em autores como Lima (1993), Vilas Boas (2008), Pena (2008), Talese (2004), e outros, o segundo capítulo retratará especificamente o Jornalismo Literário, revisando sobre: histórico, definições, características, formatos e principais autores. O terceiro capítulo será destinado à análise das reportagens ‘Os tatuadores’, ‘Os trabalhadores de estiva’, e ‘A galeria superior’, publicadas originalmente entre 1904 e 1907, no jornal ‘Gazeta de Notícias’ e na revista ‘Kosmos’.

Este trabalho foi motivado pela tentativa de compreender de forma mais contundente sobre Jornalismo Literário e a forma como ele é desenvolvido, já que o ‘gênero’ é pouco estudado na graduação, e é notável sua importância para os profissionais que decidem ultrapassar as barreiras do jornalismo convencional e se aventurarem numa narrativa híbrida, dinâmica e criativa.

Biografia do Autor

Joel da Silva Fonseca Junior, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e Acadêmico em Direito pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Fernando Rocha Farias, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

Fabrício Pereira Magalhães, Faculdade Anhanguera de Pelotas

Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Pelotas.

Bruno Arruda Torres, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Graduado em Matemática Aplicada e Administração pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

Daniel de Moraes Oliveira, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

Fluvio Bubolz, Faculdade Anhanguera de Pelotas

Graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade Anhanguera de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-09-29 — Atualizado em 2023-09-29

Como Citar

Fonseca Junior, J. da S., Farias, F. R., Magalhães, F. P., Torres, B. A., Oliveira, D. de M., & Bubolz, F. (2023). DIREITOS HUMANOS E JORNALISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ‘A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS’ DE JOÃO DO RIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–122. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11157

Edição

Seção

E-books

Categorias