ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DA ANNONA MURICATA COMO PLANTA MEDICINAL

Autores

  • Danielly Ramila Sousa Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Walter Dias Junior Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11088

Palavras-chave:

Graviola. Planta Medicinal. Uso terapêutico.

Resumo

A busca por métodos alternativos para restabelecimento da saúde faz com que a população recorra a utilização de plantas medicinais. Dentre a grande variedade de plantas com potencial terapêutico utilizadas no Brasil a Annona muricata (graviola) se destaca pelas diversas indicações de uso. O estudo teve por objetivo quantificar a produção cientifica sobre a utilização da Annona muricata como planta medicinal publicada no Google Acadêmico no período de 2000 a 2021. Trata-se de uma análise cienciométrica de caráter qualitativo, no qual 298 artigos foram analisados, e dos quais 155 descreveram algum efeito terapêutico da Annona muricata, 82 mostram o conhecimento popular e 15 descreveram os compostos químicos da gravioleira. A descrição sobre indicações de uso foi encontrada em 31 publicações, sendo a utilização no combate ao câncer a mais descrita. Verificou-se a necessidade de mais estudos sobre o uso terapêutico da Annona muricata, com objetivo de se padronizar uma dose segura de consumo.

Biografia do Autor

Danielly Ramila Sousa Costa, Universidade Estadual de Goiás

Enfermeira Graduada pela Universidade Estadual de Goiás.  

Walter Dias Junior, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Fisiologia Geral- Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP) Formado em Agronomia- Universidade Federal de Lavras-UFLA. 

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Costa, D. R. S., & Dias Junior, W. (2023). ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DA ANNONA MURICATA COMO PLANTA MEDICINAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1406–1418. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11088