PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Thifisson Ribeiro de Souza Universidade de Rio Verde
  • Flávia Bedeti Neves Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)
  • Luísa Pettz Oliveira Hostt Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)
  • Giulia Meneguci Pereira Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)
  • Victoria Vecchi Pacheco Viana Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11037

Palavras-chave:

Paralisia cerebral. Práticas interdisciplinares. Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

A paralisia cerebral é uma condição de saúde que pode ser definida como um grupo de desordens caracterizadas pela disfunção motora por dano cerebral não progressivo. Seu estudo ao longo dos anos traz consigo dados epidemiológicos variados que foram coletados em diversos países, tendo como padrão mundial a incidência de 2 a 3 casos a cada mil nascidos vivos. Deve-se considerar também o fato de que ela se constitui como a causa mais comum de neurodeficiência grave em crianças, afetando radicalmente todas as atividades e etapas ao longo da vida do paciente. Visando uma maior compreensão e conhecimento acerca do tema, esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos da base de dados PUBMED objetivando buscar na bibliografia selecionada quais são os principais profissionais envolvidos no tratamento de pacientes acometidos pela paralisia cerebral e a sua função na terapêutica, dando ênfase às distintas especialidades da medicina. Concluiu-se que pacientes portadores de paralisia cerebral necessitam de vários profissionais para o tratamento adequado dos sintomas da doença. As condutas envolvidas neste trabalho em conjunto interdisciplinar devem ter como propósito: aumentar a qualidade de vida do paciente, reduzir os agravos da doença e explorar sua independência em realizar certas atividades do cotidiano.

Biografia do Autor

Thifisson Ribeiro de Souza, Universidade de Rio Verde

Graduando em Medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV-RV). 

Flávia Bedeti Neves, Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Minas (FAMINAS-BH). 

Luísa Pettz Oliveira Hostt, Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Minas (FAMINAS-BH). 

Giulia Meneguci Pereira, Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Minas (FAMINAS-BH). 

Victoria Vecchi Pacheco Viana, Faculdade de Minas (FAMINAS-BH)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Minas (FAMINAS-BH). 

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Souza, T. R. de, Neves, F. B., Hostt, L. P. O., Pereira, G. M., & Viana, V. V. P. (2023). PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2222–2229. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11037