OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10963

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Tecnologia. Cognição.

Resumo

Passados 3 anos desde a recente crise mundial causada pela COVID-19 no início de 2020, o isolamento social em massa resultou em um aumento no acesso das crianças às telas. O uso de computadores e smartphones teve um aumento considerável; e é possível observar o processo de normalização desse uso. No entanto, ao mesmo tempo, os malefícios do uso de telas na infância do indivíduo são frequentemente esquecidos. A crescente proximidade com dispositivos tecnológicos ocorre cada vez mais precocemente, e a exposição desregrada das crianças tem contribuído para o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão, comportamento infantil problemático e danos cognitivos. Portanto, esta pesquisa é um estudo transversal, que teve como objetivo realizar uma análise descritiva utilizando a Escala de Dependência de Smartphones (EDS) para identificar o índice de dependência dos participantes em relação ao uso de smartphones. Além disso, utilizou-se o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para analisar as condições das funções cognitivas e executivas dos participantes. A amostra foi composta por 16 estudantes. Conclui-se que quanto maior a dependência ao smartphone, menores são os resultados obtidos pelos participantes no MEEM.

Biografia do Autor

Jeferson Fernando Santos Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Estudante de Graduação em Psicologia; Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB.

Fabia Laryssa de Lira Fidelis, Universidade Estadual da Paraíba

Estudante de Graduação em Psicologia; Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB.

Láercia Maria Bertulino de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática; Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB.

José Andrade Costa de Filho, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Psicologia; Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB.

Edwirde Luiz Silva Camêlo, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Estatística e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS); Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB

Maria Clara Arruda Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba

Estudante de Graduação em Psicologia; Universidade Estadual da Paraíba; Campina Grande, PB.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Barbosa, J. F. S., Fidelis, F. L. de L., Medeiros, L. M. B. de, Costa de Filho, J. A., Camêlo, E. L. S., & Macêdo, M. C. A. (2023). OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1997–2005. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10963