OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10963Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil. Tecnologia. Cognição.Resumo
Passados 3 anos desde a recente crise mundial causada pela COVID-19 no início de 2020, o isolamento social em massa resultou em um aumento no acesso das crianças às telas. O uso de computadores e smartphones teve um aumento considerável; e é possível observar o processo de normalização desse uso. No entanto, ao mesmo tempo, os malefícios do uso de telas na infância do indivíduo são frequentemente esquecidos. A crescente proximidade com dispositivos tecnológicos ocorre cada vez mais precocemente, e a exposição desregrada das crianças tem contribuído para o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão, comportamento infantil problemático e danos cognitivos. Portanto, esta pesquisa é um estudo transversal, que teve como objetivo realizar uma análise descritiva utilizando a Escala de Dependência de Smartphones (EDS) para identificar o índice de dependência dos participantes em relação ao uso de smartphones. Além disso, utilizou-se o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para analisar as condições das funções cognitivas e executivas dos participantes. A amostra foi composta por 16 estudantes. Conclui-se que quanto maior a dependência ao smartphone, menores são os resultados obtidos pelos participantes no MEEM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY