O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10595Palavras-chave:
Prática pedagógica. Tecnologias digitais. Aprendizagem significativa.Resumo
Trata-se de uma produção acadêmica, produzida através de uma pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo promover uma abordagem sobre o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Hoje, não há como se pensar o homem - enquanto ser social - distante das tecnologias. Estas fazem parte de seu cotidiano, em muitos casos, facilitando a sua vida em sociedade, possibilitando não somente o acesso rápido às informações, mas também permitindo uma interação com um grande número de pessoas, sem que haja uma preocupação com as fronteiras geográficas. Diante dessa realidade, percebe-se que a escola não podia deixar de introduzir as tecnologias digitais em seu contexto. A utilização dessas tecnologias em sala de aula transforma todo o processo de ensino-aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais inovadora e produtiva, capaz de ampliar o horizonte do discente, facilitando o desenvolvimento de suas habilidades, dando-lhe condições de ser o próprio sujeito construtor de sua aprendizagem. Com as tecnologias digitais existe a possibilidade de um maior acesso e compartilhamento das informações, objetivando a produção do conhecimento. Através da presente pesquisa constatou-se que a inserção das tecnologias digitais no contexto escolar não é uma tarefa simples. É algo que requer um repensar por parte da escola e exige do professor a redefinição de seu perfil, além da adequação de sua prática docente às novas demandas promovidas por seus discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY