CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS PARA A AGENDA 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31442

Palavras-chave:

Feminismo Camponês, Transformação Social, Agroecologia

Resumo

Diante de um cenário de emergência climática, o presente estudo buscou identificar no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) do extremo oeste catarinense, práticas e políticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, em especial sob a perspectiva da Agenda 2030. Para isso foram realizadas entrevistas com participantes do MMC a fim de coletar os dados necessários para a posterior comparação com os objetivos presentes na Agenda global. Trata-se de um estudo de caso com participantes da região extremo oeste de Santa Catarina e que faz uso de uma análise qualitativa de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Além das práticas e políticas das militantes do Movimento apresentarem diversas contribuições à Agenda 2030, identificamos uma construção chamada de “projeto de sociedade”, formada por uma concepção de desenvolvimento sustentável com base na agroecologia.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deise Ingrid Schneiders, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGADR/UFFS), graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade (UFPR). 

  • Siomara Aparecida Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Cientista Social (UFSC), Mestre e Doutora em Sociologia Política (UFSC), Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGADR/UFFS).

  • Janete Stoffel, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Stricto sensu, mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul/PR. Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, no Mestrado Profissional em Administração Pública e na graduação em Ciências Econômicas da UFFS Campus Laranjeiras do Sul. Pesquisadora produtividade em Pesquisa C do CNPq. Pesquisadora visitante no Dirur/IPEA (agosto de 2024 a julho de 2027). Pós-doutorado no Programa de Desenvolvimento Econômico da Unicamp. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (2013). Mestre em Políticas e Projetos de Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004). Especialização Lato Sensu em Comércio Exterior (2002). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). 

Downloads

Publicado

2026-10-23

Como Citar

Schneiders, D. I., Marques, S. A., & Stoffel, J. (2026). CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS PARA A AGENDA 2030. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31442

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.