A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL EM ATIVIDADES A CÉU ABERTO: ANÁLISE DA PAUSA TÉRMICA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO

Autores

  • Graciana Inês Gularte Faculdade Católica de Rondônia
  • Vinicius de Assis Autor Universidade do Vale do Itajaí image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16699

Palavras-chave:

Exposição Ocupacional. Atividades a Céu Aberto. Pausa Térmica.

Resumo

Diante da exposição dos trabalhadores em atividades laborais a céu aberto e tendo que enfrentar as intempéries das variações climáticas do seu ambiente de trabalho, se faz necessário o estudo da exposição ocupacional em atividades a céu aberto em que através da análise do direito a pausa térmica que o trabalhador possui sendo garantido diante de leis trabalhistas e pela Constituição Federal brasileira. Logo considerando a exposição dos trabalhadores as variações climáticas de temperatura se fazem necessário ações e legislações que atuem na prevenção da saúde do trabalhador assim como a atuação das Normas Reguladoras que agem na regulamentação das práticas laborais em que atuam na prevenção e proteção dos trabalhadores que atuam em céu aberto. Seguindo o objetivo de analisar quanto a premissa da Constituição Federal e demais legislações quanto ao resguardo do trabalhador ao seu direito a pausa térmica estando o mesmo exporto a variações térmicas o referido. Portanto para a elaboração do referido trabalho foi adotada a revisão bibliográfica de caráter indutivo, em que através de artigos e periódicos voltadas a temática corroboraram com a sua elaboração.

337 526

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graciana Inês Gularte, Faculdade Católica de Rondônia

    Graduanda em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia. Porto Velho.

  • Vinicius de Assis Autor, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Curso de Graduação e Pós-graduação em direito da Faculdade Católica de Rondônia. Advogado.  

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Gularte, G. I., & Autor, V. de A. (2024). A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL EM ATIVIDADES A CÉU ABERTO: ANÁLISE DA PAUSA TÉRMICA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(11), 3223-3236. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16699