IMAGENS DE SANSÃO PEREIRA: DISCURSO, REPRESENTAÇÃO E OUTRAS ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS

Autores

  • Maria Nazaré Rodrigues Oliveira Dornellas Universidade Federal do Acre image/svg+xml
  • Nágila Maria Silva Oliveira Universidade Federal do Acre image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14974

Palavras-chave:

Arte. Representação. Discurso. Imagem Dialética.

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver uma leitura de duas imagens do artista plástico Sansão Pereira, buscando problematizar a ideia de representação e identidade, a partir de alguns conceitos abordados pelo filosófo e historiador da arte Didi-Huberman, como o conceito de imagem dialética, volumes e sintomas. Partimos de uma breve reflexão à cerca dos discursos construídos em torno de uma certa identidade acreana, e o papel das artes em meio ao conjunto dos dispositivos, a serem utilizados como elementos reafirmadores desses discursos. Por outro lado, abordamos uma arte que foge dos elementos figurativos, provoca e nos convida a adentrar o desconhecido da imagem e encontrar ali, os sintomas que possam levar a outros desvelos daquilo que está invisível aos olhos. A importância deste estudo se dá ainda, pela contribuição as novas abordagens críticas em torno da estética e da história da arte, que buscam romper com velhos conceitos e retóricas da certeza em torno das artes.

263 208

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Nazaré Rodrigues Oliveira Dornellas, Universidade Federal do Acre

    Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Arte-Educação (Educação artística) pelo Centro Universitário Claretiano e em História (UNIR). Pós-Graduada em História Regional (UNINTES) e em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER).

  • Nágila Maria Silva Oliveira, Universidade Federal do Acre

    Mestra em Letras, Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Pedagogia (UFAC) e doutoranda em Letras, Linguagem e Identidade (UFAC).

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Dornellas, M. N. R. O., & Oliveira, N. M. S. (2024). IMAGENS DE SANSÃO PEREIRA: DISCURSO, REPRESENTAÇÃO E OUTRAS ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(8), 224-237. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14974

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.