ANEMIA NA GRAVIDEZ: FATORES DE RISCO E AS COMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE MATERNO INFANTIL

Authors

  • Maria de Fátima Silva Lopes UNIFSM
  • Geane Silva Oliveira UNIFSM
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UNIFSM https://orcid.org/0000-0002-1655-7845
  • Anne Caroline de Souza UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19037

Keywords:

Anemia, gravidez, materno infantil, complicações.

Abstract

A anemia ferropriva é uma das principais complicações nutricionais durante a gestação e representa um importante problema de saúde pública, com impacto direto na saúde materno-infantil. A atuação da enfermagem no pré-natal é essencial para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessa condição. Este estudo teve como objetivo analisar os fatores de risco associados à anemia na gravidez e suas complicações, destacando o papel da enfermagem no cuidado às gestantes. Utilizou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases SciELO e LILACS, considerando publicações entre 2020 e 2024, nos idiomas português e espanhol, com acesso gratuito. Os descritores utilizados foram: anemia, gravidez, materno-infantil e complicações. Foram selecionados vinte e seis artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados demonstram que a deficiência de ferro é prevalente entre gestantes, podendo causar partos prematuros, baixo peso ao nascer e aumento da mortalidade perinatal. A enfermagem desempenha papel essencial na promoção do cuidado humanizado, por meio de ações educativas, orientações nutricionais e acompanhamento contínuo. Conclui-se que a integração do enfermeiro na atenção pré-natal é indispensável para reduzir os riscos da anemia gestacional e contribuir para uma gestação saudável e segura.

883 635

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria de Fátima Silva Lopes, UNIFSM

    Graduanda de enfermagem na UNIFSM.

  • Geane Silva Oliveira, UNIFSM

    Mestre em Enfermagem pela UFPB. Docente do Centro Universitário Santa Maria. 

  • Maria Raquel Antunes Casimiro, UNIFSM

    Docente da UNIFSM e Enfermeira, Biografia: Mestre em Sistemas Agroindustriais, Enfermeira pela UNIFSM. Orcid https://orcid.org/0000-0002-1655-7845. 

  • Anne Caroline de Souza, UNIFSM

    Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Centro Universitário Santa Maria.

Published

2025-05-07

How to Cite

Lopes, M. de F. S., Oliveira, G. S., Casimiro, M. R. A., & Souza, A. C. de. (2025). ANEMIA NA GRAVIDEZ: FATORES DE RISCO E AS COMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE MATERNO INFANTIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1607-1618. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19037

Most read articles by the same author(s)

1-10 of 50

Similar Articles

1-10 of 50

You may also start an advanced similarity search for this article.