TRANSIÇÃO ENTRE GESTÕES ESCOLARES: DESAFIOS RELACIONADOS A PROFESSORES, COLABORADORES, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E MATERIAL ESCOLAR

Autores

  • Vandeberg Ferreira Lima Rede municipal de ensino de Farias Brito-CE
  • Maria Naile Candido Feitosa de Lima Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9272

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Desafios. Organização Institucional.

Resumo

O conceito de gestão escolar ganha força e importância nas ultimas décadas, à medida que a sociedade passa a reconhecer o papel fundamental da escola no desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido a presente pesquisa objetivou observar quais os desafios, que regem a transição entre duas gestões, problemas esses relacionados ao quadro funcional geral (professores e funcionários), parte pedagógica e administrativa (financeira e material). Para a construção da referida pesquisa foi utilizado à revisão narrativa da literatura como forma de condensar as experiências trazidas em outros estudos. Dessa forma, com a análise dos dados se compreende os desafios e dificuldades apresentados no caminho dos gestores pedagógicos em períodos de transições das gestões escolares e ainda, observar as possíveis soluções na superação desses percalços.

Biografia do Autor

Vandeberg Ferreira Lima, Rede municipal de ensino de Farias Brito-CE

Mestre em Bioprospecção Molecular, graduado em Ciências Biológicas ambos pela Universidade Regional do Cariri - URCA, pós-graduando em Gestão escolar e coordenação pedagógica pelo Centro Caririense de Pós-Graduação – CECAP (2021), foi colaborador no PRODOCÊNCIA (BIOLOGIA) nos anos 2012 e 2013. Atualmente é Diretor Escolar na rede municipal de ensino de Farias Brito-CE. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8927-3440. 

Maria Naile Candido Feitosa de Lima, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, foi Diretora Regional de Educação CREDE 19/JN (1996 a 2003). Secretária de Educação de Juazeiro do Norte (2005 a 2006). Secretária de Planejamento Orçamento e Controle de Juazeiro do Norte (2007). Secretária de Planejamento e Gestão de Juazeiro do Norte (2012). Atualmente é professora da Educação Básica na rede municipal de Juazeiro do Norte, e professora do curso de Especialização no Centro Caririense de Pós-Graduação – CECAPE.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Lima, V. F., & Lima, M. N. C. F. de. (2023). TRANSIÇÃO ENTRE GESTÕES ESCOLARES: DESAFIOS RELACIONADOS A PROFESSORES, COLABORADORES, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E MATERIAL ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 861–873. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9272

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.