DEPRESSÃO INFANTIL: UMA REALIDADE INVISÍVEL

Autores

  • Janayna dos Santos Ferreira Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8969

Palavras-chave:

Depressão. Criança. Diagnóstico e tratamento.

Resumo

O objetivo deste trabalho é trazer a viabilização de uma maior compreensão acerca do que é a depressão infantil, assim como das questões intrínsecas da mesma, como na forma da realização do diagnóstico. Sua metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, de natureza descritiva. A coleta de dados foi realizada nas bases SciELO, PubMed, BVS e Google Acadêmico, nos idiomas inglês e português, publicados nos últimos 5 anos (2017-2022). Trinta textos foram avaliados na íntegra. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, apenas 11 artigos foram selecionados para análise. Depois desta excursão feita pelo tema, percebe-se a necessidade de um olhar mais aguçado sobre nossas crianças, precisando de cautela, pois se de um lado há a preocupação em diagnosticar e tratar o mais rápido possível a depressão infantil, por outro lado deve-se tomar cuidado para não confundir estados normais do humor ou fases de desenvolvimento da criança com um quadro nosológico.

Biografia do Autor

Janayna dos Santos Ferreira, Universidade Regional do Cariri – URCA

Psicóloga. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) - 2017. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - 2019. Orcid: 0000-0002-4968-8593: https://orcid.org/0000-0002-4968-8593. 

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Ferreira, J. dos S. . (2023). DEPRESSÃO INFANTIL: UMA REALIDADE INVISÍVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1647–1656. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8969