DEPRESSÃO INFANTIL: UMA REALIDADE INVISÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8969Palavras-chave:
Depressão. Criança. Diagnóstico e tratamento.Resumo
O objetivo deste trabalho é trazer a viabilização de uma maior compreensão acerca do que é a depressão infantil, assim como das questões intrínsecas da mesma, como na forma da realização do diagnóstico. Sua metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, de natureza descritiva. A coleta de dados foi realizada nas bases SciELO, PubMed, BVS e Google Acadêmico, nos idiomas inglês e português, publicados nos últimos 5 anos (2017-2022). Trinta textos foram avaliados na íntegra. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, apenas 11 artigos foram selecionados para análise. Depois desta excursão feita pelo tema, percebe-se a necessidade de um olhar mais aguçado sobre nossas crianças, precisando de cautela, pois se de um lado há a preocupação em diagnosticar e tratar o mais rápido possível a depressão infantil, por outro lado deve-se tomar cuidado para não confundir estados normais do humor ou fases de desenvolvimento da criança com um quadro nosológico.
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