CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DOS PRINCIPAIS BLOCOS CERÂMICOS E AGREGADOS MIÚDOS COMERCIALIZADOS NA RIDE PETROLINA – JUAZEIRO

Autores

  • Neiton Silva Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Patrícia de Araújo Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Clériton de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Deisiele Diniz Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Kátia Araujo da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cristiane Xavier Galhardo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcos Sales Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fábio Freire de Oliveira Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8617

Palavras-chave:

Eflorescência. Salinidade. Areia. Tijolo.

Resumo

A degradação das alvenarias é provocada por numerosas causas, sendo estas derivadas de processo patológico com agentes ativos e/ou passivos. Dentre estas, o depósito de sais solúveis nas superfícies das estruturas, denominados eflorescência, é um problema grave nas edificações da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, PE e Juazeiro, BA. Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar as características físicas, físico-químicas e químicas dos principais blocos cerâmicos e agregados miúdos comercializados nesta região. O experimento foi em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições para os blocos cerâmicos e com nove tratamentos e seis repetições para os agregados miúdos. Com os resultados deste trabalho foi possível a identificação dos materiais de construção com maior potencialidade para formação da eflorescência nas alvenarias de vedação e estrutural. Além disso, a determinação das características físicas dos agregados miúdos possibilitará aos profissionais da região acesso a informações mais precisas para correta dosagem racional de argamassas e concretos, pois o módulo de finura e massa específica são parâmetros importantes nesse caso.

Biografia do Autor

Neiton Silva Machado, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Engenharia Agrícola e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco – Brasil.

Patrícia de Araújo Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em agronomia/produção vegetal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco.

Clériton de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco.

Deisiele Diniz Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco.

Kátia Araujo da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em agronomia/produção vegetal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco.

Cristiane Xavier Galhardo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ciências e professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco – Brasil.  

Marcos Sales Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em produção vegetal e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Ciências Agrárias. Petrolina – Pernambuco – Brasil.

Fábio Freire de Oliveira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em técnicas energéticas e nucleares e professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Zona Rural. Petrolina – Pernambuco – Brasil. 

Downloads

Publicado

28/02/2023

Como Citar

Machado, N. S. ., Souza, P. de A. ., Souza, C. de ., Lima, D. D. ., Silva, K. A. da ., Galhardo, C. X. ., Rodrigues, M. S. ., & Oliveira, F. F. de . (2023). CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DOS PRINCIPAIS BLOCOS CERÂMICOS E AGREGADOS MIÚDOS COMERCIALIZADOS NA RIDE PETROLINA – JUAZEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1212–1235. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8617