A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM SERGIPE

Autores

  • Maria José Torres Lima Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Silvana Aparecida Bretas Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8485

Palavras-chave:

Educação doméstica. Sociedade. Ensino.

Resumo

Este texto tem como objetivo central destacar a educação doméstica em  Sergipe, no  Império e início da República Destarte, pretende-se abordar como essa prática de ensino ignorada durante muito tempo pelos historiadores do campo da educação esteve largamente presente no cotidiano da sociedade sergipana. O estudo foi alicerçado pela concepção de instrução doméstica de Maria Celi Vasconcelos (2005), que se refere a esta prática de educação como, aquela realizada no interior da casa do aluno ou do mestre, que aconteceram e coexistiram com a escola formal. De acordo com a autora, no Rio de Janeiro, o ensino da casa vai desaparecendo no final dos oitocentos do século XIX devido ao projeto de escolarização pública proclamado junto com o período republicano no país. Contudo, em Sergipe a educação doméstica parece ganhar fôlego e resiste às iniciativas do Estado de centralização e unificação do ensino. Desse modo, partimos da tese de que, apesar de o Brasil contar com políticas públicas de escolarização pública para toda a população, a demora em evoluir política, econômica e socialmente, fez com que as práticas de educação domésticas existissem durante muito tempo à sombra da escola formal mantida pelo Estado.

Biografia do Autor

Maria José Torres Lima, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Silvana Aparecida Bretas, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutora em Educação - Universidade Federal de Sergipe – UFS.

 

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Lima, M. J. T. ., & Bretas, S. A. . (2023). A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM SERGIPE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1358–1371. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8485