COVID-19 E TROMBOEMBOLISMO PULMONAR: REVISÃO DE MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS

Autores

  • Ana Carolina Cavagna de Lima Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal
  • Isabela Caroline Pardo da Silva Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal
  • Karina Silva Zamo Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal
  • Gizeli Silva Gimenez Centro Universitário Mauricio de Nassau- Cacoal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7897

Palavras-chave:

Tromboembolismo pulmonar. COVID-19. SARS-CoV 2.

Resumo

A COVID-19, oriunda do vírus SARS-CoV-2, denominada assim pela OMS (Organização Mundial da Saúde), teve seu surgimento em 2019 na China, espalhando-se pelo mundo sendo responsável por uma extensa pandemia. As manifestações clínicas apresentam-se de formas variadas, desde manifestações leves, até quadros severos. Pode ser observada uma frequência relativamente alta de doença tromboembólica associada ao coronavírus. Desse modo, essa revisão propõe demonstrar a ocorrência do tromboembolismo pulmonar em consequência da COVID-19. Foi realizado uma busca nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS e Scielo com o seguinte descritor: “COVID-19 e tromboembolismo pulmonar” entre os anos 2020 e 2022. A partir da pesquisa obteve-se 560 resultados, na qual foram excluídos 483 artigos por triagem de título e leitura de resumo, restando 77 resultados e, após uma nova revisão, 10 artigos foram selecionados para o estudo final. Os mecanismos dos processos tromboembólicos, até o momento não estão bem definidos, porém em infecções graves tem sido atribuída a resposta inflamatória, hipóxia, coagulação intravascular disseminada e imobilização dos pacientes, principalmente hospitalizados em UTI (unidade de terapia intensiva). Com isso, foi possível concluir que a incidência de embolia pulmonar foi maior em pacientes na UTI, do sexo masculino e com idade avançada. Também foi observado que, em alguns casos, a oclusão da artéria pulmonar detectada por estudos de imagem, foi ocasionada por trombos formados in loco, em vez de êmbolos de trombos em veias periféricas como resultado de um processo inflamatório.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cavagna de Lima, Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal

Graduanda do curso de Medicina, pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal. 

Isabela Caroline Pardo da Silva, Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal

Graduanda do curso de Medicina, pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal. 

Karina Silva Zamo, Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal

Graduanda do curso de Medicina, pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau-Cacoal. 

Gizeli Silva Gimenez, Centro Universitário Mauricio de Nassau- Cacoal

Mestre em Biologia experimental, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Docente do curso de Medicina pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau- Cacoal. 

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Lima, A. C. C. de ., Silva, I. C. P. da ., Zamo, K. S. ., & Gimenez, G. S. . (2022). COVID-19 E TROMBOEMBOLISMO PULMONAR: REVISÃO DE MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2894–2906. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7897