A ATUAÇÃO DO PROJETO GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA NO PERÍODO 2010-2020: PRINCIPAIS AÇÕES E RESULTADOS

Autores

  • Rejane Pergher Universidade Federal de Pelotas
  • Cícero Nachtigall Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.756

Palavras-chave:

Permanência acadêmica. Ensino e aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral.

Resumo

É inegável que as universidades federais brasileiras passaram, nas últimas duas décadas, por um período de profundas transformações. Por meio da implementação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, foram realizados significativos investimentos, visando ampliar o acesso e a permanência dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior Federais. A criação de novos cursos e a abertura de novas vagas convidaram essas instituições a implementar novas ações, visando oferecer apoio aos estudantes ingressantes. Na Universidade Federal de Pelotas, um grupo de professores criou, em 2010, o Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, com o objetivo inicial de suprir carências de aprendizagem matemática oriundas dos níveis fundamental e médio, bem como auxiliar a aprendizagem matemática dos estudantes ao longo da graduação. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar as principais frentes de atuação e os principais resultados obtidos no período de 2010 a 2020. A coleta de dados teve como fonte os relatórios anuais e publicações na página institucional do grupo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental e longitudinal. Os resultados apontaram que neste período houve uma significativa diversificação na quantidade e na natureza das atividades desenvolvidas. Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o GAMA implementou novas ações e agregou novas metodologias de ensino, promovendo a cultura do “aprender a aprender”. Ao proporcionar apoio em matemática a cerca de 500 alunos por semestre, em média, o grupo vem se destacando pela sua atuação na linha de frente no combate à evasão e retenção e é considerado, atualmente, um projeto estratégico institucional.

 

Biografia do Autor

Rejane Pergher, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Matemática Aplicada e Computacional  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Mestrado em Matemática Aplicada  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (1997). Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do projeto GAMA desde 2021. E-mail: rejane.pergher@gmail.com.

Cícero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2020), Doutorado em Matemática na Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e cursa Doutorado em Educação nesta instituição. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática - Noturno no período de 2014 a 2016 e o projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática no período de 2015 a 2021. E-mail: ccnachtigall@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Pergher, R. ., & Nachtigall, C. . (2021). A ATUAÇÃO DO PROJETO GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA NO PERÍODO 2010-2020: PRINCIPAIS AÇÕES E RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 59–72. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.756