UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS EM IMPERATRIZ/MA: ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DA BÍBLIA

Autores

  • Gabriel Moraes da Silva Universidade Ceuma
  • Marinna Rafaella de Carvalho Sousa Bezerra Universidade Ceuma
  • Gustavo Sousa Cardoso Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7263

Palavras-chave:

Praça da Bíblia. Imperatriz. Avaliação pós-ocupação. Praças. Espaços livres.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da qualidade dos espaços livres públicos na cidade de Imperatriz do Maranhão. O objeto de estudo desta análise é a praça da Bíblia, praça esta que no ano de 2018 passou por uma reforma e requalificação urbana. Imperatriz têm uma carência de espaços livres públicos que possibibilitam atividades de lazer e socialização com qualidade. Por esta razão, esta pesquisa tem a intenção de avaliar a qualidade do espaço reformado do ponto de vista técnico e dos usuários. Nesta pesquisa, foram utilizadas metodologias de pesquisa bibliográfica, quantitativa e qualitativa e levantamento de dados físicos da área de estudo, de forma específica a avaliação pós-ocupação de espaços livres. Foi possível, através da aplicação da avaliação, extrair dados referente ao desempenho da praça e as questões relevantes do ponto de vista dos usuários para futuras intervenções e melhorias na qualidade urbana da praça.

Biografia do Autor

Gabriel Moraes da Silva, Universidade Ceuma

Professor Especialista, Mestrando em Arquitetura Paisagística pela UFRJ, Universidade Ceuma – Campus Imperatriz/MA E-mail: gabriel060236@ceuma.com.br.

Marinna Rafaella de Carvalho Sousa Bezerra, Universidade Ceuma

Professora Mestra em Geografia pela UFT, Universidade Ceuma – Campus Imperatriz/MA E-mail marinna060225@ceuma.com.br.

Gustavo Sousa Cardoso, Universidade Ceuma

Graduando em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Ceuma – Campus Imperatriz/MA E-mail: gustavo106897@ceuma.com.br.

 

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Silva, G. M. da ., Bezerra, M. R. de C. S. ., & Cardoso, G. S. . (2022). UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS EM IMPERATRIZ/MA: ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DA BÍBLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1642–1656. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7263