AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA MASTECTOMIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Kelly Cristine Mazine Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP
  • Samantha Pellison Agustini Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7169

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Câncer de Mama. Mastectomi.

Resumo

Introdução: O diagnóstico de câncer de mama acomete mais as mulheres, pois, a maioria dos casos são descobertos de forma tardia e a mastectomia se torna o procedimento mais recomendado para o tratamento, porém, a cirurgia consiste na retirada da mama que é considerada um órgão representativo de feminilidade. Objetivos: Analisar como a qualidade de vida de mulheres é afetada. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura com as buscas nas bases de dados como SciELO, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Revista Brasileira de Cancerologia, Revista Brasileira de Qualidade de Vida e a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2012 a 2022, que abordaram dados sobre qualidade de vida após a mastectomia, nos idiomas português e inglês com as palavras-chave: Qualidade de vida; Câncer de Mama; Mastectomia, e em inglês: Quality of life; Breast cancer; Mastectomy e os critérios de exclusão: artigos que incluíam pacientes do sexo masculino, estudos de revisão de literatura e os quais não entraram no tema proposto. Resultados: Ao todo foram encontrados 29 artigos, dentre estes, 6 foram selecionados na língua portuguesa. Conclusão: Através da revisão, foi possível concluir que a mastectomia prejudica a qualidade de vida de mulheres que são submetidas ao tratamento, sendo os aspectos emocionais e funcionais os mais afetados no período pós-operatório.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Mazine, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP, Avaré-SP. E-Mail: kellycmazine@gmail.com.

Samantha Pellison Agustini, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Orientadora: Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP, Avaré, SP

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Mazine, K. C. ., & Agustini, S. P. . (2022). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA MASTECTOMIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES – REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 722–733. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7169