DOENÇA RENAL CRÔNICA E O PROCESSO DE HEMODIÁLISE

Autores

  • Isabella Katarina Pinto Lopes Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília
  • Samuel Soares Figueiredo Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília
  • Ronaldo Lima Nunes Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6474

Palavras-chave:

Hemodiálise. Doença renal crônica. Doença renal.

Resumo

A doença renal crônica (DRC) vem crescendo em todo o mundo e esse aumento vem devido o aumento da incidência de hipertensão, diabetes, e câncer próstata e outras patologias. Objetivo: Este artigo tem como objetivo descrever o que realmente é doença renal crônica dentro de seus aspectos clínicos, a importância da hemodiálise e esclarecer quais são os riscos desta doença desde o seu início, juntamente com os tratamentos que os profissionais de enfermagem fornecem.Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa da literatura. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2021 até o primeiro semestre de 2022, utilizando os descritores hemodiálise, doença renal crônica e doença renal. Resultados: Um dos principais fatores de risco para doença renal crônica é a diabetes e a hipertensão, ambas cuidadas na Atenção Básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), em uma das 42.885 Unidades Básicas de Saúde distribuídas em todo o Brasil. Conclusão: Contudo, esse estudo recorre sobre a vida dos pacientes com doença renal crônica e o tratamento hemodialitico, e relata que o tratamento vai além do esgotamento físico, os pacientes da hemodiálise sobre.

Biografia do Autor

Isabella Katarina Pinto Lopes, Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília

Acadêmicos de Enfermagem. Instituição: Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília, Distrito Federal

Samuel Soares Figueiredo, Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília

Acadêmico de Enfermagem. Instituição: Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília, Distrito Federal.

Ronaldo Lima Nunes, Faculdade Juscelino Kubitschek – JK. Brasília

Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade de Brasília – UnB. Instituição: Faculdade Juscelino Kubitschek – JK.   

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Lopes, I. K. P. ., Figueiredo, S. S. ., & Nunes, R. L. . (2022). DOENÇA RENAL CRÔNICA E O PROCESSO DE HEMODIÁLISE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 706–717. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6474