VARENICLINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE UMA NOVA SAÍDA DO TABAGISMO

Autores

  • Júlia Máximo Orrico de Siqueira Universidade de Vassouras
  • Hélcio Serpa de Figueiredo Junior Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6453

Palavras-chave:

Vareniclina. Tabagismo. Eficácia. Vareniciclina.

Resumo

O tabagismo é considerado um dos principais fatores causadores de doenças e de morte prematura no mundo. Visto isso, há uma evidente importância em novas drogas que venham ampliar o arsenal terapêutico em seu tratamento. A vareniclina vem sendo muito estudada como medicação chave para a cessação do tabagismo, e apesar de não tão nova no mercado ainda não é conhecida pela maioria. Levando em consideração os benefícios deste fármaco, o objetivo deste trabalho foi revisar na literatura seu sistema fármacocinético e farmacodinâmico de ação, bem como seu uso clínico e eficácia. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados PubMed e Scielo entre os anos de 2004 a 2020. Os resultados apresentaram a vareniclina como um eficaz medicamento anti tabágico, não só para cessação do fumo, como também na administração da abstinência. Apresenta-se com boa tolerabilidade em relação a efeitos adversos e promove uma eficácia superior quando comparada a outras medicações do mesmo seguimento. Concluindo que este medicamente pode ser utilizado para tratar o tabagismo e sua abstinência, de forma segura e eficaz, podendo ser mais utilizado na área médica, que ainda desconhece ou evita o seu uso.

Biografia do Autor

Júlia Máximo Orrico de Siqueira, Universidade de Vassouras

Discente Curso de Medicina Universidade de Vassouras – Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID ID https://orcid.org/0000-0002-7754-3148.

Hélcio Serpa de Figueiredo Junior , Universidade de Vassouras

Docente Universidade de Vassouras – Rio de Janeiro, Brasil. ORCID ID. https://orcid.org/0000-0002-2735-607X. Email: helcioserpa@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Siqueira, J. M. O. de ., & Figueiredo Junior , . H. S. de . (2022). VARENICLINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE UMA NOVA SAÍDA DO TABAGISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 687–705. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6453

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.