INFLUÊNCIA DE OLIGOELEMENTOS NO FUNCIONAMENTO DA TIREOIDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Camila Petry Bottini Centro Universitário Ingá
  • Miguel Angel Aranda Wildberger Centro Universitário Ingá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5930

Palavras-chave:

Tiroide. Hormônios da Tiroide. Deiodinase. Selênio. Iodo. Zinco.

Resumo

Introdução: Os oligoelementos, em conjunto com as vitaminas, constituem um grupo heterogêneo de micronutrientes. O iodo, o selênio e o zinco são oligoelementos que interferem na síntese dos hormônios tireoidianos, porém são poucos os estudos que correlacionam às manifestações clínicas devido à carência ou suplementação em excesso destes elementos. Esse artigo buscou evidência científica da correlação dos oligoelementos e a síntese dos hormônios tiroidianos Metodologia: pesquisa bibliográfica de documentos de sociedades cientifica endocrinológica, revisões sistemáticas e estudos científicos. Objetivo: Explicar a influência de oligoelementos no correto funcionamento da glândula tireoide. Conclusão Oligoelementos como iodo, selênio e zinco são essenciais para o metabolismo normal da tireoide. A deficiência dos mesmos leva a anormalidades clínicas, como hipotireoidismo, bócio, cretinismo, entre outras. As deficiências desses oligoelementos ainda é um grande problema de saúde pública enfrentada por muitos países. A influência dos micronutrientes na função tireoidiana revela a necessidade de mais pesquisas, a fim de ampliar o conhecimento científico.

Biografia do Autor

Camila Petry Bottini, Centro Universitário Ingá

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte - UniNorte, Asunción, Paraguay em 2019, Diploma Revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Paraná 2021. Concluiu especialização em Endocrinologia e Metabologia pelo Centro Universitário Ingá, Uningá - Pólo Foz do Iguaçu PR 2022. Concluiu o curso especialização em Modulação Intestinal. Portal Murilo Pereira, 2020. Formada em Didática Superior Pelo Centro Educativo Superior en Salud, CES, Ypacaraí - Paraguay 2020. Atualmente atua como Médica de Medicina Ocupacional na.C. Vale - Cooperativa Agroindustrial em Palotina PR e Médica Plantonista no Hospital Municipal de Palotina PR. E-mail: camilapbottini@hotmail.com. 

Miguel Angel Aranda Wildberger, Centro Universitário Ingá

Graduado em Medicina pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Sede Assunção – Paraguay em 2018. Diploma Revalidado no Brasil pela Universidade Estadual de Londrina 2022. Graduado como especialista em Cirurgia Geral pela Universidad Nacional de Asunción em 2021. Formado em Didática Superior pelo Centro Educativo Superior en Salud, CES, Ypacaraí - Paraguay 2020. Concluiu o Diplomado de simulação em cirurgia laparoscópica Esófago, Gástrica y Bariátrica (EGB), organizado pela Scola de Medicina da Pontificia Universidad Católica de Chile. Santiago – Chile. 2022. Atualmente atua como Médico da Estratégia de Saúde em Francisco Alves. PR. E como Cirurgião plantonista no Hospital Regional de Saltos del Guairá. Canindeyú – Paraguay.  E-mail: maaw_94@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Bottini, C. P. ., & Wildberger, M. A. A. . (2022). INFLUÊNCIA DE OLIGOELEMENTOS NO FUNCIONAMENTO DA TIREOIDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 639–653. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5930