O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: O QUE OS IDOSOS CONHECEM A RESPEITO?

Autores

  • Júlia de Lacerda Machado de Araujo Centro Universitário Redentor
  • Fabíola Vargas Apolinário Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5575

Palavras-chave:

Idoso. Sexualidade. HIV. Enfermagem.

Resumo

A pesquisa consiste em uma revisão integrativa de 8 artigos selecionados a partir da Biblioteca Virtual em Saúde com o objetivo de identificar o conhecimento dos idosos sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV). A análise dos artigos revisados mostrou que possui déficit de conhecimento sobre tratamento, fatores de risco, transmissão e prevenção do HIV entre os idosos. Conclui-se que devido à falta de conhecimento, os idosos possuem atitudes de risco que os tornam susceptíveis ao contágio do HIV e que a educação em saúde voltada para esse público além de promover a quebra de tabus a respeito da sua sexualidade é de suma importância para o enriquecimento do conhecimento e consequente prevenção sobre HIV para a terceira idade.

Biografia do Autor

Júlia de Lacerda Machado de Araujo, Centro Universitário Redentor

Bacharel em Enfermagem Centro Universitário Redentor,Itaperuna-RJ, E: mail: julialacerdam@hotmail.com.

Fabíola Vargas Apolinário, Centro Universitário Redentor

Docente em Enfermagem Centro Universitário Redentor, Enfermagem, Itaperuna-RJ, E:mail: fabiola.apolinario@uniredentor.edu.br.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Araujo, J. de L. M. de ., & Apolinário, F. V. . (2022). O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: O QUE OS IDOSOS CONHECEM A RESPEITO? . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1602–1611. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5575