A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA BÁSICA

https://doi.org/10.29327/211653.6.1-5

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana (UFN)
  • Alice Krebs Teles Universidade Franciscana (UFN)
  • Magdale Machado Catelan Universidade Franciscana (UFN)

Palavras-chave:

Ensino. Violência. Mediação.

Resumo

O respeito ao ser humano é preceito a ser ensinado e educado, princípio para o agir em garantia aos direitos humanos, posto que estes dizem respeito à direitos e liberdades do ser humano. A escola é meio pelo qual se contribui para a “alfabetização” para o respeito, para o ensinamento de conteúdos e valores que subsidiam a formação humana, tarefa de responsabilidade primeira da família. E por assim ser, que o ambiente externo à escola a influencia, pois a criança e o adolescente carregam as suas origens, de modo que em ambiente de violência, os reflexos na escola e no aprendizado surgem e representam obstáculos à efetivação dos direitos humanos e ao diálogo com a sociedade. Desta forma, o problema reside na dimensão dos atos de violência no ambiente da escola básica, que desafiam a mediação pedagógica para a efetivação dos direitos humanos fundamentais, a fim de apontar estratégias que restabeleçam o convívio harmonioso neste cenário educativo, com o sentimento de pertencimento e igualdade.

 

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana (UFN)

Orientador. Docente em cursos de Licenciatura e Pós-graduação da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, Brasil.

Alice Krebs Teles, Universidade Franciscana (UFN)

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, Brasil

Magdale Machado Catelan, Universidade Franciscana (UFN)

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Alexandre Alves, M., Krebs Teles, A. ., & Machado Catelan, M. . (2020). A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA BÁSICA : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(1), 57–68. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/55