A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA BÁSICA
https://doi.org/10.29327/211653.6.1-5
Palavras-chave:
Ensino. Violência. Mediação.Resumo
O respeito ao ser humano é preceito a ser ensinado e educado, princípio para o agir em garantia aos direitos humanos, posto que estes dizem respeito à direitos e liberdades do ser humano. A escola é meio pelo qual se contribui para a “alfabetização” para o respeito, para o ensinamento de conteúdos e valores que subsidiam a formação humana, tarefa de responsabilidade primeira da família. E por assim ser, que o ambiente externo à escola a influencia, pois a criança e o adolescente carregam as suas origens, de modo que em ambiente de violência, os reflexos na escola e no aprendizado surgem e representam obstáculos à efetivação dos direitos humanos e ao diálogo com a sociedade. Desta forma, o problema reside na dimensão dos atos de violência no ambiente da escola básica, que desafiam a mediação pedagógica para a efetivação dos direitos humanos fundamentais, a fim de apontar estratégias que restabeleçam o convívio harmonioso neste cenário educativo, com o sentimento de pertencimento e igualdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY