CATEGORIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM PRIMAVERA DO LESTE –MT NO INTUITO DE SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIÇÃO DE SUA OCORRÊNCIAS

Autores

  • Rogério Costa Batista Instituto Federal de Mato Grosso
  • Thaís Barbosa de Souza Universidade de Cuiabá
  • Alex Gomes Moreira Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4706

Palavras-chave:

Acidente de trânsito. Tipo de ocorrências. Educação no trânsito.

Resumo

Os acidentes de trânsito são fator de preocupação nas maiorias das cidades brasileiras, e principalmente naquelas onde há um crescimento populacional acelerado, os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte no país e as lesões acarretam prejuízos econômicos, sociais e psicológicos. O presente trabalho visa a categorização dos tipos de acidente de trânsito atendido pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) junto com o Corpo de Bombeiros Militar, ocorrido na cidade de Primavera do Leste, entres dias 01 de junho 2020 a 31 de julho 2021, foram categorizados os acidentes em: tipo, logradouros, horários, sexo, idade. Esses dados poderão subsidiar ações dos órgãos públicos para a diminuição nos números de acidentes. Alguns resultados encontrados foram: poucos logradouros são responsáveis pela maioria dos acidentes e as ocorrências envolvendo motocicleta correspondem a 70% dos atendimentos.

Biografia do Autor

Rogério Costa Batista, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT-IFMT. Pós- Graduação em Gestão Integrada de Segurança Pública- IFMT. Especialista em Redes e Computação distribuída - IFMT/UAB (2018), Pós- graduado em Engenharia de Estruturas e Fundações -UNOPAR. Especialista em Gestão Pública UAB/UFMT. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2010), Bacharel em Engenharia Civil- UNIC (2018); Acadêmico de graduação em Administração Pública UFMT/UAB. Atualmente é Subtenente do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, Lotado na 6ª Companhia Independente Bombeiros Militar em Primavera do Leste-MT. E-mail: rogeriocostab@gmail.com. 

Thaís Barbosa de Souza, Universidade de Cuiabá

Docente da Universidade de Cuiabá. Docente da Universidade Federal de Rondonópolis. Mestrado em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, especialização em: Enfermagem em Urgência e Emergência, enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Nefrologia, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em Oncologia, Auditoria em Serviços de Saúde, Saúde Pública, e enfermeira SAMU da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. 

Alex Gomes Moreira, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Primavera do Leste-MT. Com curso de formação pela UNIFUNEC- Centro Universitário de Santa Fé do Sul, SP. Pós- graduação em UTI Adulto e Neonatal pelo Hospital Santa Rosa em Cuiabá. Atuando de 2010 à 2018 no Hospital das Clínicas de Primavera como Enfermeiro Assistencial e coordenador do Centro Cirúrgico.  De 2017 a 2018 Responsável técnico da UPA 24H do município de Primavera do Leste.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Batista, R. C. ., Souza, T. B. de ., & Moreira, A. G. . (2022). CATEGORIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM PRIMAVERA DO LESTE –MT NO INTUITO DE SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIÇÃO DE SUA OCORRÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1367–1375. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4706