O CORDÃO DA BICHARADA: A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE RUA NO CARNAVAL DE JUABA-CAMETÁ/PA

Autores

  • Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida Universidade Federal do Pará
  • Elizete Tenório Valente Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4103

Palavras-chave:

Cordão da bicharada. Criança. Espetacularidade. Teatralidade.

Resumo

Este artigo é resultante das coletas de dados realizadas na localidade de Juaba, na cidade de Cametá no período de 2018-2019, vinculadas ao projeto “Festas, Brincadeiras, cortejos, procissões e Atos Devocionais: estudos sobre manifestações populares na amazônia paraense”, cujo objetivo se centra na investigação da participação de crianças no cordão da bicharada no carnaval de Juaba. O Cordão da Bicharada é considerado um bloco carnavalesco que homenageia a fauna da Amazônia através do uso de fantasias confeccionadas pelos moradores locais. A apresentação do cordão da bicharada é marcada pelo entusiasmo e alegria dos participantes – adultos e crianças – e com uma visualização estética totalmente peculiar. Toda a fundamentação teórica utilizada na construção dos argumentos reflexivos sobre o tema advém da etnocenologia, acionando as categorias conceituais espetacularidade e teatralidade como mote na compreensão da participação dos integrantes – em especial, as crianças - no cordão da bicharada.

Biografia do Autor

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998). É professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências das Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA, vinculada à linha 2 – Artes e Interfaces Epistêmicas. Coordena projeto de Pesquisa “Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações populares na Amazônia” (Portaria 169/2018-ICA). Integra o grupo de pesquisa TAMBOR (Ppgartes-UFPA), coordenado pelo prof. Dr. Miguel de Santa Brígida. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro –UFPA nos períodos 2017/2018 e 2019/2020. Atualmente exerce a função de Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA. Endereço eletrônico: ivone@ufpa.br.

Elizete Tenório Valente, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Pará – PARFOR-UFPA (2019). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI (2015). É professora de Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jadielson de Souza Moraes, na localidade do Rio Pacovatuba, Cametá-Pa. Integrou o grupo de pesquisa do projeto Festas, Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações populares na Amazônia, coordenado pela profª Dra. Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, no período de 2018-2019. Endereço eletrônico: elizetevalente@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Almeida, I. M. X. de A. ., & Valente, E. T. . (2022). O CORDÃO DA BICHARADA: A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE RUA NO CARNAVAL DE JUABA-CAMETÁ/PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4103