O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA COM INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO PÚBLICO

doi.org/10.29327/4428240

Autores

  • Ivancia Donato de Luna Sousa Universidade Federal da Paraíba-  UFPB

Palavras-chave:

Tecnologia.  Inovação. Inclusão. Educação.

Resumo

Para o cidadão do século XXI, é fundamental lidar com as tecnologias digitais para se comunicar e se apropriar da informação disponível na rede. É nesse contexto sociocultural que vivem nossos de jovens, obtendo informações de forma rápida, recorrendo primeiro às fontes digitais, antes de procurarem-na em livros ou em mídia impressa. No entanto, preparar o cidadão do século XXI significa dar elementos para que ele possa utilizar as tecnologias digitais da melhor maneira possível, sabendo transformar a informação em conhecimento. Do ponto de vista da operacionalização básica dos aparelhos, as novas gerações não demonstram dificuldades. No entanto, quando precisam buscar informações em locais confiáveis, selecionar corretamente materiais pertinentes, articular as informações entre si para construir conhecimento e empregar esses recursos na compreensão do seu cotidiano, nem sempre obtêm sucesso. Nesse caso, o papel da Educação e da escola são fundamentais no sentido de oferecer ferramentas para tornar o uso do digital produtivo em termos da formação da criação conhecimentos do aluno, de maneira reflexiva e consistente. Este trabalho mostra o desenvolvimento de metodologias para inclusão destas tecnologias em sala de aula, de forma que nesse sentido, acredita-se que as soluções digitais estão no centro das transformações sociais vividas e que elas podem ser motivadoras e integradoras de uma sólida proposta educativa, por sua capacidade de enriquecimento dos processos pedagógicos e pela atratividade que o mundo digital exerce nas novas gerações em formação.

Biografia do Autor

Ivancia Donato de Luna Sousa, Universidade Federal da Paraíba-  UFPB

Graduada Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba-  UFPB, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Quadro Efetivo do Estado da Paraíba na Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano. E-mail: ivanciadr@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Sousa, I. D. de L. . (2021). O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA COM INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO PÚBLICO: doi.org/10.29327/4428240. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 11. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/380