INFERÊNCIAS SOBRE O USO DE GRAFENO EM MATERIAIS COMPÓSITOS COM ÊNFASE EM MATERIAIS À BASE DE POLIPROPILENO

Autores

  • Daniel Carlos Martins dos Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2637

Palavras-chave:

Grafeno. Compósito. Polipropileno.

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de apresentar parâmetros e comparar a viabilidade do uso de grafeno em materiais reciclável, com ênfase no polipropileno, quanto a sua melhoria na matriz e utilização na construção civil. Será abordado os conceitos sobre o que é o grafeno, assim como os métodos para obtenção, as áreas de utilidade, o desenvolvimento dele no Brasil e materiais atuais que já utilizam essa forma de carbono. O Grafeno tem-se mostrado um material promissor devido as suas características e propriedades físicas e químicas. Em tempos atuais, manifesta-se a curiosidade de compreender a abrangência de sua utilização. Segundo Alexandre Formigoni (2012), O crescimento da população e o estímulo ao consumo de produtos industrializados descartáveis têm aumentado a quantidade e a diversidade dos resíduos urbanos. Em continuidade fala que a simples disposição dos resíduos industriais, comerciais e domésticos urbanos em aterros sanitários fez com que eles estejam em vias de saturação. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é especificamente identificar as atuais utilizações do grafeno e seus derivados para aperfeiçoamento das propriedades mecânicas de materiais compósitos, fazendo uma inferência do módulo de Young do composto reforçado de derivados do grafeno em relação ao aço e abordar sobre o preço aquisitivo do grafeno brasileiro com base nas tecnologias atuais. A pesquisa foi desenvolvida por meio do método dedutivo, com base em estudos de bibliografias na qual se pode obter um resultado inesperado, porém positivas do que se era esperado. Foi estruturada por meio de um estudo teórico que consiste em utilizar livros acadêmicos, revistas eletrônicas, leis, dentre outras fontes científicas como fundamento conceitual.

Biografia do Autor

Daniel Carlos Martins dos Santos, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Engenharia Civil pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2020). Atuou como Monitor na disciplina de Calculo II e Concreto Armado I Atuou como Representante do Curso de Engenharia Civil no Crea-Jr Atuou em ações sociais oferecidas pela UniFTC Itabuna Atuou dando banca na disciplina de Cálculo II Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Pós Graduado em Geotecnia e em Eng. de Avaliação e Perícia.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Santos, D. C. M. dos . (2021). INFERÊNCIAS SOBRE O USO DE GRAFENO EM MATERIAIS COMPÓSITOS COM ÊNFASE EM MATERIAIS À BASE DE POLIPROPILENO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 992–1024. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2637