SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDO DE GRAFENO PARA USO EM CAPACITOR ELETROQUÍMICO

Autores

  • Erica Cristina Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC
  • Renan Neres Santos Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Elilton Rodrigues Edwards Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1670

Palavras-chave:

Grafite. Redução eletroquímica. Óxido de grafeno. Grafeno reduzido..

Resumo

Grafeno é uma monocamada com estrutura hexagonal de átomos de carbono e que tem se tornado um material de grande interesse para os pesquisadores da nanotecnologia e nanociência. Neste artigo foi analisada a viabilidade da aplicação do grafeno tanto oxidado como reduzido para uso como eletrodo em capacitores eletroquímicos. A síntese do óxido de grafeno foi obtida através do método modificado de Hummels-Hofmann e posteriormente a redução química e térmica deste material. As caracterizações dos materiais foram realizadas pelas técnicas de Difração de raios-x (DRX), Espectroscopia de Infravermelho e Espectroscopia Raman.  Análises por DRX apresentou uma esfoliação suave para o óxido de grafeno tendo como precursora a grafite. O resultado da espectroscopia de infravermelho apresentou grupos oxigenados que foram inseridos no processo da oxidação, corroborado pela técnica de espectroscopia Raman. O grafeno sintetizado foi analisado por espectroscopia Raman e apresentou grafeno de multifolhas. Os eletrodos obtidos foram caracterizados pela técnica de Voltametria Cíclica e os voltamogramas mostraram que o óxido de grafeno apresentou melhores resultados para aplicação como capacitor eletroquímico, comparado com o grafeno reduzido, evidenciando que a incorporação de grupos oxigenados à superfície do óxido melhorou a formação da dupla camada elétrica.

 

Biografia do Autor

Erica Cristina Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

Graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Engenharia e Tecnologias Espaciais pelo INPE/LAS (2006). Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz no curso de Engenharia Mecânica. Tem experiência na área Química com ênfase em eletroquímica do estado sólido e na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais carbonosos, atuando principalmente nos seguintes temas, compósitos poliméricos, impressão 3D e Capacitores eletroquímicos. E-mail: ecalmeida@uesc.br.

Renan Neres Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB - campus Jequié (2013), Especialização em Ensino de Química pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell-FAVED (2019), Mestrado Acadêmico em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2016). Atualmente é professor da educação básica (ensino médio-integral) na Secretaria de Educação do Estado da Bahia - Sec/Ba . E-mail: neresquimica@yahoo.com.br.

Elilton Rodrigues Edwards, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela EEL/USP-Lorena (2000), Mestrado em Engenharia de Materiais pela mesma instituição (2003), Doutorado em Engenharia e Tecnologias Espaciais pelo INPE/LAS (2008) e pós-doutorado na UNESP/Guaratinguetá (2013). Atualmente é Professor Titular na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, pesquisador na área de materiais para aplicações aeronáuticas com ênfase na fabricação de nanotubos de carbono, purificação, dispersão e funcionalização para fabricação de compósitos nanoestruturados; síntese de compósitos nanoestruturados; física e química de superfícies voltadas para fabricação de  novos materiais com aplicações tecnológicas. Também desenvolve pesquisa na área de modelagem computacional na área de materiais. E-mail: eredwards@uesc.br.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Almeida, E. C., Santos, R. N. ., & Edwards, E. R. . (2021). SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDO DE GRAFENO PARA USO EM CAPACITOR ELETROQUÍMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 30–42. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1670