DOENÇA DE CROHN: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos Faculdade UNINTA Itapipoca-CE
  • Juliana Braga Rodrigues de Castro UNINTA ITAPIPOCA
  • Luciana Cursino Parent Jephson Science Center

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2550

Palavras-chave:

Doença de Crohn. Doença inflamatória. Tubo digestivo.

Resumo

A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (desde a cavidade oral até a região anal) sendo mais comum na final do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólons). Assim, não há uma explicação definitiva para a causa da doença, e não há cura descrita, podendo se manifestar ao longo da vida com crises agudas recorrentes, assim como períodos longos de acalmia e ausência dos sintomas, chamado de remissão. O tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico pode influenciar positivamente no controle da doença, permitindo longos períodos sem sintomas (SBC, 2021).

 

Biografia do Autor

Douglas Rodrigo Cursino dos Santos, Faculdade UNINTA Itapipoca-CE

Doutorado em Ciências da Educação - FICs - Assunção PY. Docente Integral da Faculdade UNINTA Itapipoca-CE. Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva - FACNORTE-PR. Bacharelado em Nutrição - UNIFENAS-MG. Especialização em Nutrição Clínica e Ambulatorial - UNYLEYA-DF. E-mail: palestracursino@gmail.com.

Juliana Braga Rodrigues de Castro, UNINTA ITAPIPOCA

Bacharelado em Nutrição - UECE-CE. Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família -Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS-SOBRAL-CE. Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica- EAD-ESP-FIOCRUZ-RJ 

Luciana Cursino Parent, Jephson Science Center

Doutorado em Genética e Melhoramentos de Plantas- ESALQ-USP-SP. Pós doutorado em Genética e Melhoramentos - Universidade de Cornell ( Ithaca, NY, EUA). Bacharelado em Ciências Biológicas - UFMG-MG. Mestrado em Genética - UFMG-MG. Jephson Science Center, Division of Natural Sciences and Mathematics, Keuka College, Keuka Park, NY, 14478.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Santos, D. R. C. dos, Castro, J. B. R. de ., & Parent, L. C. . (2021). DOENÇA DE CROHN: ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 71– 82. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2550