ESTUDO DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO EXTRATO DA STEMODIA MARITIMA L. EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS

Autores

  • Amanda Lilia Santos Leão Universidade Federal do Maranhão
  • Emanuelle Costa Magalhães Universidade Federal do Maranhão
  • Maxsuel Cruz Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Vinicyus Teles Chagas Universidade Federal do Maranhão
  • Gilvan Oliveira Costa Dias Universidade Federal do Maranhão
  • Sergiane de Jesus Rocha Mendonça Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-7393-9858

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.25492

Palavras-chave:

Antioxidantes. Teste de toxicidade. Compostos bioativos. Biodiversidade.

Resumo

O presente estudo investigou o potencial biotecnológico do extrato etanólico das folhas de Stemodia maritima L. para aplicação em formulações cosméticas de uso veterinário. O objetivo foi avaliar a viabilidade técnica do extrato como agente antioxidante e estabilizante, visando novos insumos bioativos para a cosmética animal. A metodologia compreendeu a extração etanólica, avaliação de atividade antioxidante pelo método do radical DPPH e análise da toxicidade com Artemia salina. Adicionalmente, o extrato foi incorporado a uma loção hidratante para análise de estabilidade físico-química (pH, cor, odor e separação de fases). Os resultados revelaram uma elevada capacidade de sequestro de radicais livres (IC₅₀ = 194,53 ± 2,9 µg/mL) e baixa toxicidade (CL₅₀ = 1.819,69 ± 0,4 ppm), indicando um perfil seguro para a formulação. Durante o período de teste a formulação demostrou estabilidade em todos os parâmetros físico-químicos investigados. Portanto, conclui-se que a S. maritima apresenta elevado potencial como fonte de compostos bioativos para o mercado veterinário. Os achados reforçam a importância de integrar a biodiversidade ao desenvolvimento de produtos tecnológicos seguros, sustentáveis e baseados em evidências, ressaltando a necessidade de avaliações sistemáticas para a utilização racional de extratos vegetais na indústria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lilia Santos Leão, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Química Industrial. Aluna de Iniciação Científica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Emanuelle Costa Magalhães, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso Química Industrial. Aluna de Iniciação Científica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Maxsuel Cruz Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do Curso Química Licenciatura. Aluno de Iniciação Científica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Vinicyus Teles Chagas, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências da Saúde, Técnico de Laboratório do Departamento de Morfologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Gilvan Oliveira Costa Dias, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Química, Coorientador. Docente do Curso Química Bacharelado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sergiane de Jesus Rocha Mendonça, Universidade Federal do Maranhão

Orientadora. Docente do Curso Química Licenciatura na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia.

Downloads

Publicado

2026-06-15

Como Citar

Leão, A. L. S., Magalhães, E. C., Pereira, M. C., Chagas, V. T., Dias, G. O. C., & Mendonça, S. de J. R. (2026). ESTUDO DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO EXTRATO DA STEMODIA MARITIMA L. EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.25492