IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS, DEVER ESTATAL E OS DESAFIOS DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS

Autores

  • Cassiele dos Santos Silva CESMAC
  • Jorge Luiz Vieira Gonzaga Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.24684

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola. Direitos Constitucionais. Políticas Públicas. Igualdade Racial.

Resumo

A Constituição Federal de 1988 estabelece bases normativas para a promoção da igualdade racial e do direito à educação, conferindo sustentação jurídica à Educação Escolar Quilombola como política pública voltada à garantia dos direitos das comunidades quilombolas. O presente estudo analisa os fundamentos legais, os desafios e as perspectivas de efetivação dessa modalidade educacional, evidenciando que sua função ultrapassa o ensino formal, ao atuar como instrumento de afirmação identitária, resistência cultural e inclusão social. Examina-se, ainda, a importância histórica dos quilombos e os principais marcos normativos que estruturam a Educação Escolar Quilombola, como o Estatuto da Igualdade Racial e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Por fim, calha acentuar que, apesar dos entraves estruturais e institucionais, essa política educacional constitui um mecanismo relevante de concretização de direitos fundamentais e de promoção da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiele dos Santos Silva, CESMAC

Mestranda em Direito pelo CESMAC Maceió, Graduação em Direito pelo CESMAC Sertão, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Poço das Trincheiras- AL, professora titular do curso de Direito da faculdade Cesmac Sertão.

Jorge Luiz Vieira Gonzaga, Pontifícia Universidade Católica

Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) no Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Downloads

Publicado

2026-04-08

Como Citar

Silva, C. dos S., & Gonzaga, J. L. V. (2026). IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS, DEVER ESTATAL E OS DESAFIOS DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(4), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.24684