DOUTRINA DE TÁTICO MÓVEL E REFORMA DA LEI DE ORGANIZAÇÃO BÁSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA FORTALECER OS BATALHÕES DA POLÍCIA MILITAR NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

  • Max Willian Costa Fonseca Universidade Federal do Amazonas -
  • Juvenal Cavalcante Portela Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23638

Palavras-chave:

Polícia Militar do Amazonas. Patrulhamento Tático. Tático móvel. Segurança Pública.

Resumo

O patrulhamento tático é essencial na Polícia Militar, atuando em operações de alto risco, como combate ao crime organizado e controle de distúrbios, com preparação técnica elevada. Sua atuação especializada fortalece a segurança pública e responde às ameaças que o policiamento convencional não dispõe de meios e treinamentos para enfrentá-las, desse tipo de patrulhamento se originou as equipes de tático móvel, sendo que essa ainda precisa evoluir para continuar a fazer um bom trabalho no estado do Amazonas e especial no interior do Estado. A pesquisa será qualitativa, buscando entender o contexto por meio de dados não numéricos, e seguirá a metodologia da pesquisa aplicada focada em gerar conhecimento prático. Será usado o método indutivo, com levantamento de literatura, pesquisa documental e bibliográfica, para elaborar uma análise descritiva da situação. O estudo tende a demonstrar a importância da regularização e implantação de uma doutrina de equipes de tático móvel, cuja aplicação deverá ocorrer nos batalhões da Polícia Militar do interior deste imenso Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Willian Costa Fonseca, Universidade Federal do Amazonas -

Graduado Em Arquitetura E Urbanismo Pelo Centro Universitário Luterano De Ji-Paraná - Ceulji/Ulbra; Especialista Em Engenharia E Segurança Do Trabalho Pela Universidade Cruzeiro Do Sul; Direito Penal E Processo Penal Militar Pela Faculdade Iguaçu; Ciências Políticas Pela Faculdade Iguaçu; Direito Penal Pela Faculdade Serra Geral; Segurança Pública E Atividade De Inteligência Pela Faculdade Iguaçu; Graduando Do Curso De Bacharel Em Segurança Pública E Do Cidadão Pela Universidade Federal do Amazonas - Uea, Manaus, Amazonas.

Juvenal Cavalcante Portela, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Direito pela Universidade do Norte–UNINORTE Manaus. Especialista em Direito Público e Direito de Trânsito pela Faculdade LEGALE, em Direito Constitucional e Direito de FamÍlia Faculdade INTERVALE. Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Fonseca, M. W. C., & Portela, J. C. (2026). DOUTRINA DE TÁTICO MÓVEL E REFORMA DA LEI DE ORGANIZAÇÃO BÁSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA FORTALECER OS BATALHÕES DA POLÍCIA MILITAR NO INTERIOR DO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23638