O MÉTODO PILATES COMO ABORDAGEM SEGURA NA GRAVIDEZ: ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS MULTIDIMENSIONAIS

Autores

  • Alexandre Bosquette Gomes Universidade Unitoledo Wyden
  • José Carlos Pansonato Alves Universidade Unitoledo Wyden
  • Theda Manetta da Cunha Suter Universidade Unitoledo Wyden

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23628

Palavras-chave:

Método Pilates. Exercício Físico. Gestante.

Resumo

Este artigo objetivou investigar a relevância da prática do método pilates durante a gravidez, explorando seus benefícios, contraindicações e impacto na saúde materno-fetal, visando sistematizar o conhecimento para profissionais e gestantes. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa qualitativa, com busca sistemática nas bases SciELO, LILACS e Google Scholar, utilizando os descritores "Método Pilates", "Exercício Físico" e "Gestante". Foram incluídos artigos originais, revisões, livros, dissertações e teses publicados em português entre 2015 e 2025. Os resultados indicam que o método pilates, quando adaptado e supervisionado, aprimora significativamente a saúde materna e fetal, mitigando dores musculoesqueléticas (lombalgia e pélvica) pelo fortalecimento da musculatura profunda do tronco e melhoria postural. Contribui também para o fortalecimento do assoalho pélvico, otimiza funções cardiovasculares e respiratórias, e promove bem-estar mental, reduzindo estresse e ansiedade. Conclui-se que o método pilates é uma intervenção multifacetada eficaz, mas exige individualização e supervisão profissional para garantir a segurança e evitar riscos, ressaltando a necessidade de mais estudos controlados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Bosquette Gomes, Universidade Unitoledo Wyden

Professor na Graduação Educação Física Na Universidade Unitoledo Wyden - Mestre e doutorando em educação física na Universidade São Judas Tadeu (USJT).

José Carlos Pansonato Alves, Universidade Unitoledo Wyden

Professor na Graduação Educação Física Na Universidade Unitoledo Wyden, doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Theda Manetta da Cunha Suter, Universidade Unitoledo Wyden

Professora na Graduação Educação Física Na Universidade Unitoledo Wyden. Doutorado em Ciências da Saúde pela faculdade de medicina de Jundiaí  (FMJ).

Downloads

Publicado

2026-01-05

Como Citar

Gomes, A. B., Alves, J. C. P., & Suter, T. M. da C. (2026). O MÉTODO PILATES COMO ABORDAGEM SEGURA NA GRAVIDEZ: ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS MULTIDIMENSIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–7. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23628