SISTEMA PRISIONAL E ADOECIMENTO PSÍQUICO DAS MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Jádia Alves Pinheiro Faculdade Católica Dom Orione
  • Robenilson Moura Barreto Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2227

Palavras-chave:

Mulheres encarceradas. Saúde mental. Sistema prisional. Revisão de bibliografia.

Resumo

O presente trabalho acadêmico teve como objetivo analisar as produções científicas no campo da saúde mental das mulheres encarceradas e como o sofrimento psíquico tem aparecido nessas produções nos últimos anos. Como metodologia utilizou-se a revisão de bibliografia narrativa através de E-books, em plataformas como sciELO, BDTD, BVS-PSI, Fundamentais para a coleta de dados. Como resultado observou-se que apesar das produções existentes, os estudos na área são poucos e não conseguem abarcar a totalidade de implicações relacionadas a promoção de saúde mental no ambiente prissional e que apesar dos desdobramentos da psicologia e outras áreas o sistema penitenciário dificulta a coleta de dados e aplicação de metodologias por se tratar de um ambiente hostil que promove inúmeras formas de violências.

Biografia do Autor

Jádia Alves Pinheiro, Faculdade Católica Dom Orione

Graduanda em psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína/ Tocantins. E-mail: jadiapinheiro@gmail.com.

Robenilson Moura Barreto, Faculdade Católica Dom Orione

Psicólogo, Psicanalista. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA). Coordenador da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP) – Região Norte. Atualmente docente de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione (TO). E-mail: robenilsonbarreto@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Pinheiro, J. A. ., & Barreto, R. M. . (2021). SISTEMA PRISIONAL E ADOECIMENTO PSÍQUICO DAS MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 434–450. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2227