SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: IMPACTO NA AUTOCONFIANÇA DE PROFESSORES DO DISTRITO DE BURARAMA-ES, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21286Palavras-chave:
Primeiros Socorros. Saúde Escolar. Capacitação em Emergências. Formação de Professores. Treinamento Simulado.Resumo
Em emergências, o conhecimento em primeiros socorros é crucial para evitar desfechos desfavoráveis. O ambiente escolar frequentemente carece de capacitação adequada de professores nesta área, comprometendo a segurança educacional. O objetivo foi implementar um programa de capacitação em primeiros socorros para professores de uma escola estadual no município de Burarama-ES. O estudo de intervenção qualitativa foi realizado por meio de oficinas teórico-práticas sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) e protocolos de emergência. Os participantes apresentaram lacunas de conhecimento inicial, particularmente em técnicas de RCP. O engajamento ativo nas simulações práticas resultou em melhora significativa das habilidades, com relato de maior confiança no manejo de emergências. A supervisão individualizada mostrou-se essencial para a aprendizagem efetiva. O treinamento prático em primeiros socorros melhora significativamente a preparação docente para emergências escolares, constituindo um modelo de aprendizagem eficaz que deve ser expandido para outras instituições de ensino.
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