ANÁLISE DA CATEGORIA CONTEÚDO E FORMA DA OBRA MOBY DICK E SEUS EFEITOS NA AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20787

Palavras-chave:

Categoria dialética. Conteúdo e forma. Moby Dick. Literatura literária.

Resumo

Considerando seu alcance e reprodução nas criações artísticas atuais de uma obra publicada a mais de 150 anos, chama a atenção como ainda seu conteúdo continua relevante e insistente na cultura ocidental, sendo apresentado integral ou parcialmente em outras formas. Assim, este estudo utilizou a categoria dialética conteúdo e forma, a fim de compreender, por meio do pensamento teórico e científico, a leitura e visão de mundo que a obra Moby Dick pode proporcionar em sua materialidade histórica e dialética, assim como pode possibilitar a formação de leitores e a transformação cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. Compreendeu-se que a pessoa que frui da criação artística faz parte da sociedade e de sua história e que pode se apropriar de sua cultura e transformá-la. A produção artística não só cria um objeto para o sujeito, mas também o inverso, produz um sujeito para o objeto. Além de trazer prazer estético, a arte permite que as pessoas possam fazer reflexões com diversas áreas do conhecimento, fazer associações com seu passado, imaginar futuros, tornando-se essencial para a existência. Desse modo, as diferentes formas em que o conteúdo da obra Moby Dick é apresentado favorecem as comparações e diálogos, permitem diferentes entendimentos e interpretações, contribuindo para que o leitor aprimore sua criticidade e consiga fazer novas leituras e amplie sua visão de mundo. Os dados são discutidos à luz das considerações psicoeducacionais.

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Biografia do Autor

Nayara Tiemi Naves, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Psicologia bolsista CNPq pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Naves, N. T., Oliveira, K. L. de, & Franco, S. A. P. (2025). ANÁLISE DA CATEGORIA CONTEÚDO E FORMA DA OBRA MOBY DICK E SEUS EFEITOS NA AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2945–2957. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20787