A OBSERVAÇÃO DO ENSINO DA INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E AUDIOVISUAL

Autores

  • Iago Martins Ramos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1988

Palavras-chave:

Estágio. Ensino de leitura. Fundamental II. língua portuguesa. Interpretação textual. Inclusão social. Análise morfossintática do sujeito.

Resumo

O presente trabalho se trata de um relato de experiência do discente Iago Martins Ramos da disciplina Estágio em Ensino de Leitura de Letras UFC. A observação ocorreu em duas classes de 7° ano do Ensino fundamental II na Escola Ari de Sá Cavalcante. O objetivo desde trabalho, além do relato de experiência, é analisar a performance do professor referente aos processos de leitura e aquisição de conhecimento, e analisar o material didático estudado e a reação dos alunos frente aos processos e técnicas de leitura e suas atividades. Durante dois dias de observação, houveram discussões acerca dos seguintes temas: inclusão sociais e formação de consciência crítica perante atos como racismo e preconceito social. Essas discussões se deram devido às atividades de leitura e interpretação de recursos textuais e audiovisuais, como o texto retirado do livro didático da escola “Adolescente com autismo surpreende seus pais ao escrever uma carta profunda e sensível sobre pessoas com autismo”, como também o livro paradidático “A mala de Hana” (Levine, Karen), que tem sua temática voltada para o nazismo e as dificuldades sociais vividas pelos judeus na Europa; além do filme “A vida é bela”, que também tem sua temática relacionada ao nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. As aulas observadas tiveram como objetivo/expectativas de aprendizagem: a interpretação textual, em que os alunos leem e interpretam textos, realizando leituras inferenciais; utilização do dicionário para eximir dúvidas quanto ao vocabulário; reflexão sobre a importância da igualdade social; reconhecimento de informações explícitas e implícitas do texto por meio de palavras e expressões; e a intertextualidade trabalhada em diferentes textos e recursos audiovisuais sobre a mesma temática. Quanto ao conteúdo linguístico, o objetivo principal era analisar a morfossintaxe do sujeito e revisar as classes gramaticais que podem exercer a função de sujeito. 

Biografia do Autor

Iago Martins Ramos, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Letras Licenciatura - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará em turno integral (UFC), 2021. Professor em Escola de Línguas e Cultura Inglesa de Fortaleza LTDA. E-mail: iagomartinns@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Ramos, I. M. . (2021). A OBSERVAÇÃO DO ENSINO DA INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E AUDIOVISUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 614–630. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1988