A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE LÁBREA-AM

Autores

  • Adriana Braga de Souza CESLA
  • Francimeire Cardoso dos Santos CESLA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19358

Palavras-chave:

Administração Pública. Procedimento Operacional Padrão. Gestão Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na Secretaria de Educação e Cultura do município de Lábrea-AM, a partir da observação empírica realizada durante o estágio supervisionado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com características exploratórias e descritivas. Os dados foram obtidos por meio de observação participante e revisão bibliográfica. Durante o processo de estágio, identificou-se a ausência de rotinas padronizadas para atividades administrativas recorrentes, o que compromete a eficiência e a continuidade das ações desenvolvidas pela instituição. A proposta de implementação dos POPs visa estruturar os processos internos com base em modelos consagrados pela Controladoria-Geral da União (CGU), promovendo maior clareza, rastreabilidade e previsibilidade nas tarefas administrativas. Os resultados apontam que a padronização contribui diretamente para a melhoria do atendimento ao cidadão, redução do retrabalho, capacitação de novos servidores e fortalecimento da memória organizacional. Conclui-se que a adoção de POPs representa uma estratégia de gestão pública eficaz e replicável em contextos similares de outras secretarias municipais da região amazônica.

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Biografia do Autor

Adriana Braga de Souza, CESLA

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração, Centro de Estudos Superiores de Lábrea – CESLA – UEA.

Francimeire Cardoso dos Santos, CESLA

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração, Centro de Estudos Superiores de Lábrea – CESLA – UEA.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Souza, A. B. de, & Santos, F. C. dos. (2025). A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE LÁBREA-AM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4607–4618. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19358