A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE LÁBREA-AM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19358Palavras-chave:
Administração Pública. Procedimento Operacional Padrão. Gestão Educacional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na Secretaria de Educação e Cultura do município de Lábrea-AM, a partir da observação empírica realizada durante o estágio supervisionado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com características exploratórias e descritivas. Os dados foram obtidos por meio de observação participante e revisão bibliográfica. Durante o processo de estágio, identificou-se a ausência de rotinas padronizadas para atividades administrativas recorrentes, o que compromete a eficiência e a continuidade das ações desenvolvidas pela instituição. A proposta de implementação dos POPs visa estruturar os processos internos com base em modelos consagrados pela Controladoria-Geral da União (CGU), promovendo maior clareza, rastreabilidade e previsibilidade nas tarefas administrativas. Os resultados apontam que a padronização contribui diretamente para a melhoria do atendimento ao cidadão, redução do retrabalho, capacitação de novos servidores e fortalecimento da memória organizacional. Conclui-se que a adoção de POPs representa uma estratégia de gestão pública eficaz e replicável em contextos similares de outras secretarias municipais da região amazônica.
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