TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES EM TOPOGRAFIA DE 4ª FALANGE PROXIMAL: RELATO DE CASO

Autores

  • Patrícia Nogueira Ferreira e Silva Universidade Federal do Ceará
  • Irapuan Teles de Araujo Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1928

Palavras-chave:

Tumores de células gigantes. Falange dos dedos da mão. Neoplasia benigna.

Resumo

Objetivou-se, com esse trabalho, realizar o relato de caso de uma paciente do sexo feminino de 23 anos portadora de tumor de células gigantes (TCG) em 4º dedo da mão esquerda, acometendo por contiguidade a topografia de 3ª, 4ª e 5ª regiões metacarpo falangeanas. Paciente iniciou quadro de dor 8 meses antes do diagnóstico, evoluindo com tumoração local. Foi submetida a exames clínicos, exames radiográficos e ressonância magnética bem como a estudo histológico de material coletado a partir de biópsia incisional, que sugeriram o diagnóstico de TCG em 4ª falange proximal. Diante disso optou-se pelo tratamento cirúrgico de amputação dos dedos acometidos pelo tumor.

A paciente evoluiu satisfatoriamente ao longo dos 5 anos subsequentes ao tratamento cirúrgico, sem recidivas locais ou metástases.

Biografia do Autor

Patrícia Nogueira Ferreira e Silva, Universidade Federal do Ceará

Patrícia Nogueira Ferreira e Silva Médica Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC), Fortaleza-CE, Brasil. email: patricianogueirafs@gmail.com.

Irapuan Teles de Araujo Filho, Universidade Federal do Ceará

Irapuan Teles de Araújo Filho Médico Especialista em Cancerologia Cirúrgica do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Silva, P. N. F. e ., & Araujo Filho, I. T. de . (2021). TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES EM TOPOGRAFIA DE 4ª FALANGE PROXIMAL: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 30–37. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1928