COMPETÊNCIA EM FOCO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2020–2024)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19143Palavras-chave:
Competência. Análise Bibliométrica. Produção Científica.Resumo
Este artigo buscou analisar a produção científica sobre competências no período de 2020 a 2024, com o objetivo de identificar tendências, autores relevantes, principais periódicos e temas recorrentes na literatura nacional. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica a partir de 83 artigos extraídos da base de dados SPELL. A metodologia envolveu a coleta, organização e análise dos dados, permitindo uma visão quantitativa da produção científica. Os resultados revelam que o ano de 2022 concentrou o maior número de publicações, com destaque para o periódico Revista de Gestão e Secretariado (GeSec). As palavras-chave mais frequentes foram “competências”, “gestão de pessoas”, “educação” e “desempenho”, evidenciando o foco em temas ligados à gestão organizacional e ao setor educacional. Entre os autores mais citados estão Joel Dutra, Maria Tereza Fleury e Guy Le Boterf, o que indica a prevalência de abordagens teóricas clássicas. Conclui-se que o campo das competências segue sendo relevante e diversificado, com predominância de estudos voltados à aplicação prática em contextos institucionais, especialmente no setor público e educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY