ESCOLARIZAÇÃO DE UMA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL A PERCEPÇÃO DE UMA MÃE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18829Palavras-chave:
Inclusão escolar. Paralisia cerebral. Educação e família.Resumo
Este estudo investiga a escolarização de uma aluna com paralisia cerebral durante o ensino médio, na perspectiva de sua mãe, visando entender os desafios enfrentados, estratégias adotadas e as conquistas alcançadas. O problema central consiste em saber como a mãe vê a trajetória escolar, especialmente as práticas inclusivas da escola. A pesquisa organiza-se como um estudo de caso, o que justifica o aprofundamento da discussão acerca da inclusão escolar do ponto de vista da família em contextos marcados por limitações estruturais e socioeconômicas, como o contexto do Marajó. O estudo realiza um apelo à importância da escuta da família como forma de auxiliar no diálogo entre família e escola, afim de sensibilizar práticas pedagógicas inclusivas e humanizadas. A metodologia usada é a qualitativa com foco no relato de experiência, e referencial bibliográfico sobre o tema. O embasamento teórico inclui legislações brasileiras que garantem o direito à educação inclusiva, como a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Embora existam avanços legais, ainda se percebem dificuldades, principalmente nas regiões como o Arquipélago do Marajó, onde as condições básicas e a falta de formação dos educadores são impeditivas ao acesso equalitário à educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY