ESCOLARIZAÇÃO DE UMA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL A PERCEPÇÃO DE UMA MÃE

Autores

  • Marcia Ferreira de Macedo UFPA
  • Luana Ketlen Reis Leão da Penha UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18829

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Paralisia cerebral. Educação e família.

Resumo

Este estudo investiga a escolarização de uma aluna com paralisia cerebral durante o ensino médio, na perspectiva de sua mãe, visando entender os desafios enfrentados, estratégias adotadas e as conquistas alcançadas. O problema central consiste em saber como a mãe vê a trajetória escolar, especialmente as práticas inclusivas da escola. A pesquisa organiza-se como um estudo de caso, o que justifica o aprofundamento da discussão acerca da inclusão escolar do ponto de vista da família em contextos marcados por limitações estruturais e socioeconômicas, como o contexto do Marajó. O estudo realiza um apelo à importância da escuta da família como forma de auxiliar no diálogo entre família e escola, afim de sensibilizar práticas pedagógicas inclusivas e humanizadas. A metodologia usada é a qualitativa com foco no relato de experiência, e referencial bibliográfico sobre o tema. O embasamento teórico inclui legislações brasileiras que garantem o direito à educação inclusiva, como a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Embora existam avanços legais, ainda se percebem dificuldades, principalmente nas regiões como o Arquipélago do Marajó, onde as condições básicas e a falta de formação dos educadores são impeditivas ao acesso equalitário à educação.

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Biografia do Autor

Marcia Ferreira de Macedo, UFPA

Graduanda em biologia, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luana Ketlen Reis Leão da Penha, UFPA

Orientadora do curso em biologia, Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Macedo, M. F. de, & Penha, L. K. R. L. da. (2025). ESCOLARIZAÇÃO DE UMA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL A PERCEPÇÃO DE UMA MÃE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 769–786. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18829