A SEGURANÇA DOS POLICIAIS MILITARES COM RELAÇÃO AO USO DE EXPLOSIVOS NAS SUAS ATIVIDADES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Carlos Gustavo de Lima Dias Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18605

Palavras-chave:

Explosivos. Atividades policiais militares. Segurança no uso de explosivos.

Resumo

O objetivo deste artigo foi estudar os conceitos e utilizações dos explosivos e neste contexto, examinar os pressupostos de segurança para os policiais militares quando fazem uso dos explosivos em suas atividades. Tratou-se de uma revisão de literatura onde o método de pesquisa adotado foi o exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que garantir a segurança do policial explosivista em face da presença de incidentes críticos com bombas e explosivos necessita estar embasada em conhecimento e treinamento consistindo na condição primeira para preservar a integridade física dos indivíduos e dos policiais que atuam em incidentes com bombas e explosivos. Conclui-se que o risco é presente e pode ser muito prejudicial como em toda atividade com explosivos, desta forma deve-se garantir que todas as precauções sejam adotadas para a diminuição do risco e aumento da segurança dos policiais militares quando da utilização de explosivos em suas atividades de policiamento ostensivo.

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Gustavo de Lima Dias, Universidade Cruzeiro do Sul

Líder de Grupo de Intervenção da Companhia de Comandos e Operações Especiais do BOPE/PMPR. Oficial da Polícia Militar do Paraná, turma 2016, pela Academia Policial Militar do Guatupê. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

Dias, C. G. de L. (2025). A SEGURANÇA DOS POLICIAIS MILITARES COM RELAÇÃO AO USO DE EXPLOSIVOS NAS SUAS ATIVIDADES: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2096–2111. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18605