REFLETINDO AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA: EDUCAÇÃO EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Autores

  • Fernanda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Salete Lúcia Scandolara Asen Veni Creator Christian University
  • Pricila Miranda dos Santos UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18496

Palavras-chave:

Educação. Ensino-aprendizagem. Tecnologias.

Resumo

A educação é vista como um meio para novas experiências, principalmente porque o processo de ensino e aprendizado está repleto de métodos e técnicas que incentivam a interação entre estudantes e professores. A revolução digital tem impactado a educação de maneira intensa, reformulando as abordagens de ensino e ampliando o acesso ao conhecimento. A incorporação de tecnologias na educação oferece novas possibilidades de aprendizagem, como atividades práticas, métodos de ensino mistos e customização da experiência de aprendizado, favorecendo o envolvimento e a autonomia dos alunos. No entanto, a implementação das tecnologias na educação encontra barreiras significativas, tais como a desigualdade digital, a falta de formação adequada para os docentes e a dependência excessiva de recursos tecnológicos. A crise da Pandemia COVID-19, trouxe alterações drásticas para a educação, impulsionando a implementação de recursos digitais no aprendizado. O ensino a distância, em caráter emergencial, passou a ser a solução principal para a manutenção das práticas escolares, demonstrando, ao mesmo tempo, as vantagens e as dificuldades das tecnologias voltadas para a educação. Este estudo investiga como a digitalização afeta o processo de ensino e aprendizagem, abordando suas vantagens e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda pela Veni Creator Christian University, Graduada em Pedagogia e Geografia, Especialização em Pedagogia, Geografia e Gestão Escolar

Salete Lúcia Scandolara Asen, Veni Creator Christian University

Mestranda pela Veni Creator Christian University, Graduada em Ciências, Habilitação em Biologia e Matemática, Especialização em Educação Matemática.

Pricila Miranda dos Santos, UFPE

Doutora e Mestre em Geografia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Stockmann, F., Asen, S. L. S., & Santos, P. M. dos. (2025). REFLETINDO AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA: EDUCAÇÃO EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1821–1834. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18496