DEFICIÊNCIA VISUAL E CEGUEIRA: CONCEITOS, DESAFIOS E INCLUSÃO

Autores

  • Sandra Maria de Miranda Souza UEMA
  • Edilson da Silva Oliveira FEMAF
  • Nilcemonica Pessoa Lopes UPAP
  • Lilian Gomes Brito de Carvalho UEMA
  • Olindina Andreza Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.18378

Palavras-chave:

Deficiência visual. Cegueira. Desafios e estratégias.

Resumo

Este artigo aborda a deficiência visual e a cegueira, destacando seus conceitos, desafios enfrentados por indivíduos cegos ou com baixa visão, e estratégias inclusivas no contexto educacional e social. A pesquisa tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada sobre o tema e apresentar caminhos para a inclusão plena. Baseando-se em uma metodologia bibliográfica, são analisadas práticas inclusivas e políticas públicas relevantes. Conclui-se que a inclusão requer adaptações estruturais, pedagógicas e atitudinais para garantir igualdade de oportunidades.

Downloads

Biografia do Autor

Sandra Maria de Miranda Souza, UEMA

Pós-graduação- Gestão Orientação e Supervisão Escolar - FTED; Professora: município de Estreito – MA, Escola:  Unidade Integrada Virgílio Franco. Pedagogia - UEMA; 

Edilson da Silva Oliveira, FEMAF

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Politécnica e Artística do Paraguai - UPAP. Professor da rede Pública Municipal de Ensino de Pedeiras-MA, atualmente exercendo função de Gestor Escolar. Secretário Acadêmico da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF em Pedreiras – Maranhão.

Nilcemonica Pessoa Lopes, UPAP

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Politécnica e Artística do Paraguai -UPAP. Professora da rede pública municipal de ensino de Poção de Pedras -MA.

Lilian Gomes Brito de Carvalho, UEMA

Licenciatura em Letras, UEMA, 03/04/2007, Pós-graduação latu sensu em língua portuguesa e literatura na área de conhecimento em educação, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin, 20/05/2011, professora de língua inglesa ensino fundamental pela prefeitura de estreito-ma.

Olindina Andreza Ribeiro

Mestra em ciências da educação. Professora.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Souza, S. M. de M., Oliveira, E. da S., Lopes, N. P., Carvalho, L. G. B. de, & Ribeiro, O. A. (2022). DEFICIÊNCIA VISUAL E CEGUEIRA: CONCEITOS, DESAFIOS E INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1402–1410. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.18378