ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DETECÇÃO PRECOCE DA HIPERTENSÃO GESTACIONAL E PRÉ-ECLÂMPSIA

Autores

  • Melissa Almeida dos Santos Faculdade de Ilhéus
  • Juliana Menezes Lopes Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17264

Palavras-chave:

Hipertensão gestacional. Gestação de alto risco. Detecção precoce.

Resumo

A Hipertensão gestacional, tem a condição que se caracteriza por pressão arterial elevada que surge após a vigésima semana da gestação e geralmente desaparece até dez dias após o parto. O presente estudo tem como objetivo discutir a Hipertensão na gestação, com o intuito de investigar as complicações decorrentes desta doença as mães e ao feto. A metodologia desse estudo caracteriza se pela natureza descritiva de revisão Bibliográfica. As pesquisas foram realizadas a partir das bases de dados LILACS, PUBMED, SCIELO, Biblioteca virtual em Saúde (BVS). Desta forma, sendo fundamental realizar um estudo detalhado dos métodos de intervenção para assegurar um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. A monitorização regular da pressão arterial e a avaliação de sintomas como inchaço e proteinúria são essenciais. A implementação de rastreamento e a educação das gestantes sobre os sinais de alerta podem facilitar o diagnóstico mais rápido. Assim, um cuidado obstétrico abrangente e a colaboração multidisciplinar são fundamentais para a efetividade da prevenção e manejo dessas condições. Concluí se que é necessário que o profissional da enfermagem tenha amplo conhecimento dos distúrbios hipertensivos específicos da gestação, onde é fundamental para a redução da morbidade e mortalidades materna e fetal.

Downloads

Biografia do Autor

Melissa Almeida dos Santos, Faculdade de Ilhéus

Acadêmica de enfermagem da faculdade de Ilhéus.

Juliana Menezes Lopes, Faculdade de Ilhéus

Professora orientadora do curso de enfermagem, Enfermeira - Mestre em Ciências da saúde pela Universidade estadual de santa cruz ( UESC) - docente da Faculdade de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santos, M. A. dos, & Lopes, J. M. (2024). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DETECÇÃO PRECOCE DA HIPERTENSÃO GESTACIONAL E PRÉ-ECLÂMPSIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 203–211. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17264