SEGURANÇA PÚBLICA E A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NAS FAVELAS

Autores

  • Charles da Silva Almeida Instituto Prisma

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16964

Palavras-chave:

Polícia Militar. Segurança Pública. Favelas.

Resumo

A eficácia das intervenções da polícia militar pode ser avaliada por meio de várias métricas, incluindo estatísticas de taxas de criminalidade, percepções de segurança da comunidade e estudos de caso de operações específicas.  Este artigo tem como objetivo analisar o contexto histórico da intervenção da polícia militar nas favelas do Brasil, avaliar sua eficácia na melhoria da segurança pública e explorar as críticas e os desafios associados a essas estratégias para fornecer uma compreensão diferenciada dessa questão multifacetada. A metodologia utilizada para atingir aos objetivos propostos foi a pesquisa bibliográfica, que buscou subsídios em livros e artigos científicos. Conclui-se avaliar a eficácia dessas intervenções requer uma compreensão diferenciada das realidades socioeconômicas enfrentadas pelos moradores das favelas, bem como um reconhecimento das limitações do policiamento militarizado. As críticas em torno das estratégias da polícia militar destacam a necessidade urgente de abordagens alternativas que enfatizem o engajamento da comunidade, o desenvolvimento social e o respeito aos direitos humanos.

Biografia do Autor

Charles da Silva Almeida, Instituto Prisma

Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera, Pós-Graduando em Direito Penal e Processual Penal, Pós-Graduando em Direito Penal Militar e Processo Penal Militar, Pós-Graduando em Segurança Pública e Organismo Policial, Pós-Graduando em Direito Constitucional pelo Instituto Prisma. 

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Almeida, C. da S. (2024). SEGURANÇA PÚBLICA E A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NAS FAVELAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5506–5515. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16964