A TRANSFORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16394Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Currículo escolar. Aprendizagem. Inclusão digital, Educação.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da inclusão das tecnologias digitais na transformação do currículo escolar e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica baseada em publicações acadêmicas recentes, com foco em estudos disponíveis nas bases de dados CAPES, SciELO, Google Acadêmico e outras fontes confiáveis. Os recursos selecionados abordam as principais mudanças educativas provocadas pelas tecnologias digitais, tais como a personalização do ensino, o aumento do envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de competências digitais. Além disso, o estudo aborda os desafios restantes para garantir a implementação eficaz das tecnologias, como a formação de professores, a falta de infraestruturas dedicadas e a equidade no acesso aos recursos digitais. A pesquisa conclui que, apesar dos entraves, a inclusão das tecnologias nos currículos escolares tem potencial para transformar a educação e preparar os alunos para os desafios do século XXI, desde que aliada a políticas públicas abrangentes e a um planejamento educacionalmente consciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY