NEFROLITÍASE E DIETA - RECOMENDAÇÕES ATUAIS

Autores

  • Matheus Noronha Alberti UNICAMP
  • Vinicius Eidi Oba Ogawa UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15967

Palavras-chave:

Nefrolitíase. Tratamento. Medidas dietéticas.

Resumo

Introdução: Nefrolitíase, ou cálculo renal, é uma doença caracterizada pela formação de depósitos sólidos, sobretudo de oxalato de cálcio, que pode cursar com complicações a curto prazo como dor e infecção urinária, e a longo prazo como progressão de doença renal crônica. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão integrativa da literatura, estabelecendo as recomendações e evidências atuais em relação as medidas dietéticas para o tratamento e prevenção da nefrolitíase. Métodos e Resultados: O artigo consiste em uma revisão integrativa da literatura médica utilizando como fonte bibliográfica artigos publicados no Pubmed que satisfaçam os critérios de inclusão, sendo complemetando por dados do UpToDate. Discussão e Conclusão: Há recomendações específicas na literatura referente à dieta dos pacientes, destacando-se adequações à ingesta hídrica, proteica, de cálcio, frutas e o cuidado com suplementos vitamínicos.

Biografia do Autor

Matheus Noronha Alberti, UNICAMP

Médico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Médico Residente de Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Vinicius Eidi Oba Ogawa, UNICAMP

Médico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Médico Residente de Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC - FMUSP).

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Alberti, M. N., & Ogawa, V. E. O. (2024). NEFROLITÍASE E DIETA - RECOMENDAÇÕES ATUAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2422–2426. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15967